Reajuste
Não é de hoje que os jornais vêm dedicando grandes espaços para falar sobre o aumento dos aposentados que ganham valores acima de um Salário Mínimo e que vem há muito tempo sofrendo com o achatamento salarial que o fator previdenciário vem causando. Na realidade, no Brasil quem ganha pouco mais de um salário mínimo em pouco tempo passa a ganhar somente um, pois é grande o achatamento provocado.
A verdade é que diante do grande Desvio de Dinheiro e dos ajustes fiscais que acontece no setor publico brasileiro é inadmissível que um empregado que descontou a vida inteira um valor que corresponderia a uma aposentadoria um pouco melhor acabe em pouco tempo recebendo o mesmo valor de pessoas que durante a vida descontaram muito menos. Achatar os salários e fazer um nivelamento por baixo, não é justo com os aposentados que toda a vida se dedicou a duro trabalho e descontou regularmente reservando para o futuro, sonhos e esperanças de poder conseguir o Equilíbrio Econômico quando se aposentasse.
Ação de mobilização
O presidente Lula resolveu bancar o reajuste prometido a todos os aposentados e para isso está fazendo uma mobilização de base para votar reajuste. O presidente está lutando pela aprovação do projeto que negociou em agosto com as centrais sindicais, que termina com o fator previdenciário e estende os reajustes a todos os aposentados. Este é um projeto que segundo alguns Pontos de Vista, comprometeriam a sustentabilidade econômica da Previdência Social. O presidente Lula teve de entrar em cena diante das dúvidas e questionamentos a respeito da matéria a ser votada, mas finalmente parece ter ficado bastante claro que o comprometimento de Lula com o projeto é para valer, ele está mesmo decidido a conseguir que o projeto seja aprovado e para isso foi preciso que o presidente se envolvesse diretamente no caso.
A pressão por vinculação de aposentadorias maiores
Nessa questão polemica surgem ainda pressões para que todas as aposentadorias tenham vinculação com o salário mínimo. Entidades sindicais e oposição que já não estavam contentes anteriormente com os acordos feitos em agosto vêm fazendo pressão na Câmara para que esta vote a favor da tão desejada vinculação. Estas são Conseqüências da Liderança, quando esta visa sempre trazer mais vantagens para os já privilegiados. Não é fácil mudar uma lei que já está vigorando, embora esta seja perniciosa para muitos aposentados. A verdade é que no momento em que se deseja mexer em algo para beneficiar alguns claramente prejudicados têm a turma que sempre quer entrar na carona dos outros e também ser beneficiado. Afinal quem não deseja ganhar um pouco mais? O presidente Lula certamente ainda vai ter um Trabalho Duro pela frente até que consiga a aprovação do projeto como deseja.