Diferenças Econômicas entre Brasil e Japão

Diferenças Econômicas entre Brasil e Japão

O Japão é hoje a terceira maior economia mundial, estando atrás somente dos Estados Unidos e da China. O Japão, como qualquer outro país já passou e ainda passa por problemas e crises econômicas. É um país altamente dependente de exportações, não possuindo uma autonomia de recursos como o Brasil possui, e além disso fica à mercê de muitos incidentes naturais e como consequência destes fatores possui uma dívida externa que extrapola mais de 200% de seu PIB.

O país oriental possui poucos depósitos de magnésio, prata, ouro e carvão e sua área marítima é ampla, sendo este um dos países com maior oferta de produtos de pesca, apenas 11% de seu território é adequado ao cultivo. O setor agrícola é altamente subsidiado e protegido apesar de contribuir com apenas 1% para o PIB, já o setor industrial e de serviços é a grande fatia do produto interno bruto. A industria é amplamente diversificada ( desde insumos básicos até itens com tecnologia de ponta), e o setor de serviços emprega quase que 70% da população.

Apesar do Japão ser um país com recursos menos estratégicos, consegue hoje ocupar o espaço entre gigantes. Causas que interferem no nível de desenvolvimento de um país são vastas, desde a cultura da população, a identidade nacional, políticas públicas e sociais e contextualização histórica do país em questão. E este texto busca pontuar alguns pontos mais específicos ligados diretamente às diferenças da economia destes dois países em questão, deixando o debate histórico, sociológico e desenvolvimentista de lado, resumindo-se a alguns pontos mais sucintos e objetivos.

Impostos e Taxa de Juros

O Brasil é conhecido pelas altas taxações de imposto sobre produtos industrializados, medida que coloca a economia e desenvolvimento industrial em risco e em proporções de competitividade desvantajosas. Impostos ligados ao meio industrial no Japão não passam de 8% sobre produtos. Além disso, o sistema tributário diverge, o Brasil possui um sistema caracterizado mais como regressivo, ou seja, a principal fonte de arrecadação fiscal vem por meio do consumo e não sobre o imposto direto, que seria mais equitativo. Já o sistema de tributação Japonês caracteriza-se por ser progressivo, já que grande parte de sua tributação vir por imposto direto, e apenas 6% é sobre o consumo.

Poupança

Sabemos que a poupança doméstica tem o seu papel de importância para a economia e possibilidades de desenvolvimento a uma nação. O nível de poupança de uma economia é traduzido em níveis maiores de formação de capital. Assim quanto maior o nível de poupança, maior o nível de investimento, mas não é fator determinando, mas complementar ao desenvolvimento, já que há também fluxos de investimento estrangeiro. No Brasil, altos níveis de inadimplentes são mais comuns em noticiários do que altos níveis de poupança.

Corrupção

O Japão ocupa o ranking de 175ª posição de corrupção, é conhecida mundialmente por apresentar números baixos neste ponto. A corrupção no país oriental é algo pouco comum já que possui mecanismos eficazes para punir e investigar, além de leis rígidas e o assunto é tratado com a devida responsabilidade. Já no Brasil, sabemos que a incidência de situações de rombos públicos ocorrem e são alarmantes, porém são encaradas de modo muito leve, levado pouco a sério e se tornou algo que quase corriqueiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *