Descartado Risco de Bolha Especulativa

É impressionante ver como as pessoas fazem previsões negativas para a economia, principalmente em época em que temos a aproximação de eleições como acontece no Brasil. Com um crescimento de fazer inveja a muitos outros países cujas economias são consideradas de primeiro mundo, o Brasil tem sido alvo de maus presságios por pessoas que se dizem patriotas convictos. Felizmente as más previsões de uma possível bolha especulativa foram prontamente descartadas pelo atento presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles. Segundo ele está descartado risco de bolha especulativa uma vez que a economia brasileira se encontra apoiada em bons alicerces afastando assim esta possibilidade.

Pais

Quando o Risco Existe

De acordo com Meirelles o risco de bolhas originárias de capital especulativo é uma realidade, porém só passa a ser um problema realmente sério quando a economia real de um país é seriamente afetada o que não é o caso do Brasil que constantemente vem evitando possíveis bolhas de crédito. Essas foram declarações dadas pelo presidente do Banco Central por ocasião do foro do Instituto de Finanças Internacionais acontecido em Cancun, no México. A pura verdade é que o Brasil conta com reservas internacionais importantes e na ordem de US$ 200 bilhões tendo feito uso destas reservas por ocasião da crise mundial e na ocasião certa em que precisou de muito dinheiro para enfrentá-la. Segundo Meirelles o Brasil tinha cash e fez uso de US$ 25 bilhões. O Brasil teve problemas de crédito que poderia ter feito com que levasse anos para se recuperar, porém o Banco Central pode fazer frente podendo emprestar por dois anos. Desde fevereiro que vem havendo alerta de bolha e crédito para países como Índia e Brasil.

Brasil

Não Há Bolha Neste Momento

O diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), para o hemisfério Norte foi categórico ao afirmar para jornalistas por ocasião da 51ª Reunião Anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento, que a economia do Brasil não esta vivendo uma bolha. O diretor Eyzaguirre já foi ministro de Finanças do Chile, acredita que neste momento está tudo muito bem com o Brasil, sem a menor possibilidade de que ocorra uma bolha especulativa. O superávit primário deverá ser retomado pelo Brasil, entretanto sinalizou para a necessidade de que se fique alerta, pois segundo suas palavras quando existe grande liquidez é preciso cautela tanto quanto, quando não há liquidez.

Descartado Risco de Bolha Especulativa

Cuidados

Quando recursos vindos do exterior são muito grandes é preciso cuidar para que a capacidade produtiva seja compatível com o crescimento da economia. É preciso cautela com políticas de incentivos como é o caso da política monetária em nosso país. No momento não há o risco de bolha, mas cuidados devem ser tomados com possíveis excessos de estímulos e com os altos preços das commodities.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *