Fontes do ministério da Fazenda afirmaram que tão logo termine o Carnaval serão tomadas novas medidas quanto à apreciação do real sendo que uma das alternativas mais viáveis é a taxação de investimentos estrangeiros no Brasil ficando a quarentena como a opção que está em segundo plano.
Queda do Dólar Causa Preocupação
De acordo ainda com esta mesma fonte é bem possível que alguma medida seja tomada assim que o governo tenha observado o comportamento do mercado na quarta-feira de cinzas e anunciando a medida a ser tomada já na quinta-feira.
O tema teria sido discutido pelo ministro da Fazenda Guido Mantega e pelo presidente do banco central Alexandre Tombini na sexta-feira ultima quando o dólar chegou a seu menor valor dos últimos dois anos tendo ficado cotado a R$ 1,645 na venda e isso mesmo após o Banco Central ter feito nada menos do que quatro intervenções no sentido de deter a queda que chegou a um percentual de 0,42% só neste dia.
Para Evitar a Desvalorização
Na verdade não é de hoje que o Brasil vem enfrentando uma queda de braço no sentido de evitar que a moeda americana se desvalorize e consequentemente ocasione uma super valorização do real, pois este é um quadro que não interessa aos exportadores de nosso país.
A preocupação da equipe econômica já vem desde o governo anterior do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tendo o ministro da Fazenda se mantido o mesmo do governo anterior, pratica na tomada destas medidas por certo não irão faltar, entretanto está demorando em que uma dessas medidas faça realmente o efeito desejado de estabilizar o preço do dólar.
Medidas que Já Foram Tomadas
No ano passado, no mês de outubro já brigando com essa desvalorização o governo triplicou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) passando essa alíquota para 6% quando incidissem sobre aplicações de estrangeiros em renda fixa e em outras aplicações semelhantes, pretendendo dessa maneira conseguir segurar um pouco a entrada de dólares no Brasil.
Outra medida tomada pelo governo no sentido de frear a super valorização de nossa moeda que prejudica demais as exportações, o BC a ofertar swaps cambiais reversos, contratos esses funcionam como se as autoridades monetárias realizassem uma compra futura da moeda americana.
Ameaça de Medidas Adicionais
Entre os diferentes tipos de intervenções que o Banco Central fez foram às compras a termo de dólares paralelamente aos leilões de compra deste no mercado spot.
A realidade é que num passado bastante recente ainda o ministro Guido Mantega já havia feito ameaças de que para conter a alta do dólar adotaria medidas adicionais e parece que é chegada a hora de ter de cumprir estas ameaças.