Todas as semanas, na segunda feira, o Banco Central divulga o boletim Focus com informações a respeito de economia e desde a semana passada vem tomando conta das noticias e debates a questão da alta da taxa Selic. Neste momento o BC consultou analistas do mercado financeiro que se manifestaram favoráveis a uma elevação desta taxa em 0,50 %. A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) está se realizando entre hoje e amanha quando deverá sair à definição sobre a Selic. Se há algum tempo atrás a queda desta taxa era esperada com expectativa, hoje a alta de juros é aposta de analistas. Atualmente esta taxa está em 8,75%, patamar este em que se mantém desde julho de 2009, ocasião em que foi reduzida pela ultima vez, sendo que desde então, o Comitê de Política Monetária em suas reuniões mensais vem decidindo manter a taxa de juros estável, pois não visualizava sinais de inflação.
Estimativas para este ano e para o Próximo
Houve alteração na estimativa da taxa Selic para este ano, antes a previsão era de que até o final de 2010, esta taxa estaria em 11,5% e agora esta tendência subiu para 11,75% ao ano, com um acréscimo de 0,25 pontos porcentuais. Todavia para 2011 as estimativas se mantêm as mesmas, ou seja, continua com a projeção de 11, 25% ao ano. Não esqueça que o Comitê de Política Monetária do Banco Central, aumenta a taxa Selic quando é de consenso que a economia brasileira começa a ficar aquecida demais e com isso trás o risco de que a inflação venha a aumentar. É do Banco Central o compromisso de tentar alcançar a meta de inflação que é de 4,5% com uma margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.
Outras Estimativas
Para acompanhar essa meta de inflação o governo escolhe o (IPCA), Índice de Preços ao Consumidor que segundo as projeções de analistas deverá ser neste ano de 5,41%, quando o boletim anterior indicava 5,32%. É preciso que se fique alerta, pois pela décima quarta vez seguida houve aumento desta estimativa, entretanto para o próximo ano a previsão de 4,80% se mantém estável. Estimativas de outros índices de inflação também fazem parte do boletim Focus como o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) que segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), neste ano teve oscilação de 5,45% a 5,5% e para 2011 ficou estável em 4,5%. O (IGP-M), Índice de Preços de Mercado teve estimativas aumentadas de 7,99% para 8,03%. Para os preços administrados, que incidem sobre serviços monitorados pelo governo como é o caso de energia, água, combustível, saneamento, telefonia, medicamentos etc., as previsões foram mantidas em 3,6% para este ano de 2010 e 4,5% para o ano que vem.