4ª Cúpula do Brasil com União Européia

Hoje aconteceu em Brasília a 4ª Cúpula do Brasil com União Européia sendo que um dos principais assuntos foi o reatamento de negociações com possibilidades de acordos para um livre comercio entre a UE e o MERCOSUL

Acordo estratégico

4ª Cúpula do Brasil com União Européia

4ª Cúpula do Brasil com União Européia

Quem preside a delegação anfitriã é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enquanto que a União Européia é representada por Herman Van Rompuy que é o presidente do Conselho Europeu e José Manuel Durão Barbosa que é presidente da Comissão Européia. Desde 2007 esta é a quarta cúpula, sendo que na primeira foi assinado um acordo entre as duas partes em que se comprometiam a formar uma associação que fosse estratégica no sentido de promover diálogos de alto nível tanto no campo econômico como no campo da política e também comercial, cultural, social entre outras.

Negociações para acordo comercial

Sobre

Sobre

Faltando poucos dias para que o Brasil receba a presidência do MERCOSUL que é rotativa entre os países que fazem parte deste, a cúpula ainda se realiza sob a presidência da Argentina que a detém nesse momento. As negociações para um acordo com a União Européia estavam suspensas a mais de seis meses e somente no início deste mês é que as mesmas foram retomadas e é exatamente neste momento que a cúpula se realiza.

Com isso espera-se realizar o desejo do presidente brasileiro que vai deixar o cargo no dia 1º de janeiro e que desejava ver um acordo com a União Européia ser assinado antes que terminasse seu mandato.

Surgimento de polemicas

Mesmo com as negociações retomadas nesta ultima semana houve muitas queixas por parte da EU o que gera polemica e tudo devido a impedimentos impostos pela Argentina ao livre comércio. Já no final do mês de junho o comissário europeu da Agricultura exigiu que Argentina tomasse uma atitude rápida e bastante clara a ponto de terminarem as restrições feitas a produtos agroalimentares uma vez que isto poderia trazer problemas na hora das negociações entre União Européia e MERCOSUL.

Negada imposição de barreiras

Comércio

Comércio

A Argentina nega que venha impondo barreiras ao comércio dizendo que todas as decisões tomadas foram com o aval da Organização Mundial do Comércio (OMC), órgão perante o qual a União Européia faz planos de denunciar a Argentina. Diversas questões bilaterais serão ainda discutidas durante essa cúpula, embora a ênfase maior fique por conta dos assuntos comerciais.

Recuperação de terreno perdido

Recuperar o terreno perdido nas exportações de carne para a União Européia é um dos grandes objetivos do Brasil nesta cúpula, além do especial interesse do presidente Lula no que se refere à certidão ambiental que deverá ser uma exigência da União Européia para importar bicombustíveis e sendo o Brasil um dos maiores produtores mundiais é natura a preocupação com esse item.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *