Crédito

Segundo a forma utilizada em finanças, credito é o poder e a capacidade – calculada antes e prevista – que alguém tem de retornar certo investimento sobre ele. Este investimento pode ser empréstimo, financiamento, etc. A partir daí, surgiu o nome credor, isto é, está capacidade antes vista de se obter um retorno de um investimento gerou a expressão (nome) credor. Credor é aquele que empresta dinheiro a alguém ou a alguma instituição.

Conceito

O escambo (troca de produtos e serviços – mercadorias) é realizado graças ao crédito, em outras palavras, crédito não é nada mais do que a possibilidade de concretizar o escambo – teoricamente. Agora, usual e simplesmente, o dinheiro é o crédito (ou o crédito é o dinheiro), representado de forma concreta pela moeda. Assim, a moeda é a possibilidade concreta de trocar ou investir.

Credito

Porém, a moeda não possui um valor sempre fixo, assim dizendo. A inflação comumente tira o crédito ou valor à moeda. Assim, ao se reduzir este crédito, o dinheiro torna-se sem valor e a moeda, que é sua parte concreta. Consequentemente, transformando a moeda em uma simples peça de museu.

Lembrando os antigos tempos, aqueles em que as finanças dentro de certa economia eram bem administradas. Nesses tempos eram mantidos os créditos, valores ou necessidades morais humanas somente para que fosse facilitada e utilizada no escambo – propriamente dito – ou na troca de mercadorias.

Cartão de Crédito

É nada mais do que uma eletrônica forma de pagar. Uma forma de pagamento eletrônico, em outras palavras. O cartão de crédito é um objeto de plástico que possui na frente: o nome do portador, número do cartão e data de validade; e atrás: um espaço para assinatura do cliente, o CVV2 (número de segurança) e a tarja magnética (usualmente preta). Quase todos os cartões de crédito têm a mesma forma e tamanho, padrão. Este, por sua vez é do tipo ISO 7810.

Cartão

Usado como um meio de pagamento nas compras de um bem, o cartão de crédito também pode contratar certo serviço. O dono do cartão recebe mensalmente em casa a fatura para pagamento, assim, ele tem duas opções para quitar o gasto: pagar o total gasto utilizando o cartão; ou pagar somente o mínimo, adiando o restante da dívida para o seguinte mês, somando os juros.

Serviço

Todo cartão de crédito têm um limite de compras, e este limite é o banco emissor quem define. As compras realizadas vão reduzindo o limite, até chegar ao ponto em que não é mais possível realizar compras. Assim, quando não se é aceita mais a compra pelo cartão (já que este gastou todo o saldo disponível), somente o pagamento da fatura é capaz de liberar o limite para ser novamente utilizado.

Samuel Castro

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Crédito

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *