Empréstimo Cheque

Com o aquecimento da economia o consumo aumenta e as facilidades na hora de comprar são cada vez mais tentadoras. Hoje abrir conta em um banco, obter um limite de crédito e também o famigerado cartão de crédito são coisas fáceis. Cada dia mais pessoas tem contas em banco, mas há uma enorme parcela da população que não possui conta própria. Estas são as pessoas que recorrem ao empréstimo de cheque. São os que ou não tem renda suficiente para abrir uma conta ou que constam como devedores tendo seu nome ‘sujo’. Fato é que ainda há milhões de pessoas que não tem seu próprio talão de cheques.

Os Riscos

Empréstimo Cheque

Empréstimo Cheque

O empréstimo de cheque é muito comum entre amigos e familiares. Quem precisa pagar uma dívida ou fazer um crediário e não pode, geralmente recorre a alguém com quem tenha contato para conseguir uma ou mais folhas de cheque. Neste caso o compromisso é sempre de reembolsar o valor antes da data de depósito do cheque, mas isto muitas vezes não acontece.

Tem-se que ter em mente, que o empréstimo de cheque não gera uma obrigação direta para quem está pegando o cheque. O devedor vai ser a pessoa que consta como titular da conta. Há um sem número de pessoas com seu nome comprometido em função de dívidas de outras pessoas, isto porque cometeram a imprudência de fazer um empréstimo de cheque.

Cheque pré Emprestado

Comum

Comum

Mesmo havendo já decisões pelos Tribunais determinando o pagamento de indenização no caso de depósito de cheque pré datado antes da data acordada, isto não modifica a lei do cheque. Cheque pré é uma ordem de pagamento à vista. As chances de receber danos morais nem sempre estão a favor do emissor do cheque. Portanto, quando for fazer um empréstimo de cheque para aquele parente ou amigo meio ‘enrolado’ nas contas, tenha cuidado e pense bem. Nada impede que este cheque vá parar em sua conta antes do previsto e lhe gere pagamento de juros.

Desavenças

Cuidados

Cuidados

Empréstimo de cheques é uma grande causa de desacordos entre quem empresta e quem pediu. É comum ver pessoas brigando em audiências do Juizado Especial Cível em função de cheques que emprestaram e que as levaram a pagar por compras que não fizeram. A justificativa do “eu emprestei este cheque” é uma das mais usadas na hora de acertar pagamentos em atraso e nem sempre é mentira.

Muitas pessoas inclusive aproveitam-se das contas de recebimento de pensão ou aposentadoria de idosos para pegar talões de cheques em nome destes, com a promessa de pagar suas contas. Isto tem levado um sem número de idosos a pedir empréstimos junto aos bancos para saudarem dívidas de parentes geradas pelos empréstimos de cheque. Portanto, lembre-se, na próxima vez que lhe pedirem um cheque emprestado você pode estar se despedindo de uma grande amizade. Todo o cuidado é pouco, a recomendação é para que não se empreste folhas de cheque a ninguém.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Empréstimo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *