Empréstimo INSS

Crédito Consignado Do INSS

É um meio da Previdência social amparar seus clientes na hora que precisam de dinheiro extra, o credito consignado empresta uma quantia de dinheiro e desconta em folha as parcelas negociadas até que seja toda a dívida quitada. Atualmente é considerada uma das melhores formas de empréstimo de dinheiro devido as baixas taxas de juros pagas.

O dinheiro é obtido pelos bancos credenciados a agencia da Previdência Social e o valor é calculado a partir da Margem do solicitante.

Como Surgiu?

Surgiu a partir da necessidade dos clientes em precisar de dinheiro por estarem seriamente endividados, vendo essas condições a Previdência Social estudou métodos de empréstimos com baixas taxas de juros para melhor atender os seus clientes. No ano de 2003 o Presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva aprovou o projeto Medida Provisoria Nº130/2003 que visava colocar em pratica esse projeto aos trabalhadores, Aposentados e Servidores Públicos.

De 2003 em diante esse projetos passou por inúmeras modificações, sempre visando aprimorar para melhor atender os clientes e acabou se tornando cada vez mais procurados.

Processo de Liberação de Credito de Empréstimo Da Previdência Social (INSS)

Assim como qualquer tramite bancário, o empréstimo consignado do INSS possui regras para serem solicitado, como a pessoa só pode receber os empréstimos se a sua conta do banco for em bancos que são autorizados pelo o INSS, mas é uma das regras mais tranquilas, pois a Previdência abrange cerca de 50 bancos credenciados.

Outra coisa que se tornou mais fácil para as agencias emprestarem o dinheiro e ter a garantia de que irão receber é que a parcela paga é descontada diretamente do contracheque. Mas para que o banco desconte em folha, a Previdência Social deve aprovar.

Depois de ter dado entrada na solicitação de um empréstimo, o INSS encaminha todos s documentos para os bancos para que eles possam analisar o caso e aprovar. Muitas vezes são enviadas mais de duas vezes para o banco.

Conferindo Os Dados

É necessário que se levante toda a ficha da pessoa, ou seja, que tenha em mãos todos os documentos necessários para poder assim dar entrada no pedido. Ao analisar todos os documentos que o INSS solicita, o avalista do instituto calcula a margem consignável do solicitante, e assim, ter o valor que se é permitido emprestar sem que prejudique os pagamentos mensais.

Previdência Social

Previdência Social

Só será possível fazer o deposito do empréstimo se todos os dados bancários estiverem corretos, de acordo com o que o INSS exige e também que as contas bancarias estejam ativas, sejam dos bancos credenciados ao INSS e que também esteja no nome da pessoa que realizou o empréstimo, ou seja, o INSS não disponibiliza o dinheiro na conta de terceiros. E essas medidas foram tomadas para que seja um processo seguro e não haja fraudes.

Margem Consignável

A margem consignável é um valor que o INSS estipula para que seja disponibilizado um certo valor para as pessoas, ela serve como uma segurança para as pessoas também, pois é uma forma de deixar seguro uma certa quantia de seus pagamentos com a finalidade de não interferir negativamente na aposentadoria mensal ou que a pessoa fique recebendo muito pouco.

Geralmente é separado como margem consignável cerca de 35% do dinheiro que a pessoa recebe e quando ela solicitar um empréstimo, não poderá passar dos 35%. Caso já tenha outros empréstimos e margem estiver muito baixa, o empréstimo não será aprovado. Se acontecer de não conseguir margem para solicitar novos empréstimos, o refinanciamento é uma das opções oferecidas, assim como a portabilidade da dívida. Há também a opção de pagar o empréstimo feito para que abra margem para um novo.

Averbação Do Contrato

É um dos processos mais importantes para os bancos, pois através da averbação que os bancos tem a certeza que o contrato será cumprido, que ele poderá descontar as parcelas mensalmente da folha de pagamentos dos clientes e não terá dificuldades para receber e também não sairá no prejuízo.

A averbação tema duração das parcelas, após pagar a última parcela ao banco a averbação se torna invalida e assim começa o processo de desaverbamento. Ela serve também para tornar a solicitação do empréstimo valida e autorizada, uma vez que essa averbação só tem valor com o conhecimento do INSS e sua autorização.

Para que o solicitante receba o dinheiro do empréstimo a averbação tem que ser aprovada, então quanto antes ela seja aprovada mais cedo o dinheiro estará disponível.

Aprovação do Empréstimo do INSS

A aprovação vem quando todos os dados necessários foram aceitos e os bancos também tenham aprovado, a partir daí é esperar alguns dias, sendo a maioria das vezes no máximo três dias, para que o dinheiro esteja na conta. O processo de deposito na conta é automático. Se o empréstimo não for aprovado, a pessoa será notificada e os motivos pela não aprovação serão esclarecidos.

Foto de Aposentados Felizes

Foto de Aposentados Felizes

Geralmente é depositado na conta que o INSS faz os pagamentos mensais, não sendo possível cadastrar outra conta com outro nome para o deposito.

Liberação Do Empréstimo Do INSS

Depois de serem enviados todos os documentos e aprovação seja feita, leva me torno de dois a três dias uteis para o empréstimo ser depositado em conta. Antigamente se lavam cerca de oito dias. Mas esse tempo é apenas para empréstimos feitos em margem livre, os empréstimos feitos por refinanciamento ou empréstimos feitos por portabilidade levam um tempo maior para serem liberados.

Como Obter A Liberação Do Empréstimo Do INSS Mais Rápido?

Uma maneira para agilizar as coisas é comparecer as agências do INSS com todos os documentos necessários em mãos, sendo eles o documento de identidade (RG e também é aceitado a apresentação da Carteira Nacional de Habilitação CNH), um comprovante de endereço atual, de no máximo três meses e um extrato do benefício.

Prazo Para A Liberação Do Crédito Consignado              

Geralmente leva em torno de vinte dias para que toda a papelada seja analisada e aprovada, mas isso pode variar, pois depende também da disponibilidade do banco e da quantia de solicitações que foram feitas no INSS. Quando solicitar pergunte ao atendente se tem uma estimativa de tempo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Empréstimo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *