No mês de fevereiro embora fosse esperada queda nas vendas de automóveis como conseqüência da redução de crédito, a verdade é que houve uma explosão nessas vendas contrariando as expectativas e registrando um total de 274,4 mil licenciamentos.
Números Mostram Expansão
Como mostram os números a expansão no que se refere aos emplacamentos feitos durante o mês de fevereiro foi de 12,1% em relação ao mês de janeiro. Isto considerando os automóveis, os comerciais leves, ônibus e caminhões. Já se levamos em consideração o mesmo mês do ano passado quando ainda havia a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) o aumento foi de 24,2%, ou seja, exatamente o dobro do que foi registrado na comparação deste ano.
As vendas também atingiram um patamar novo durante o primeiro bimestre do ano quando foram contabilizadas as vendas de 519,3 mil unidades com alta de 19,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Promoções Ampliadas
Diante das medidas que o banco Central tomou no final do ano passado com o ob jetivo de restrições aos financiamentos de automóveis, sem entrada e com prazos superiores a 2 anos, as montadoras numa clara tentativa de fazer uma compensação pára que as vendas não se reduzissem, vem ampliando muito as promoções como forma de alavancar as vendas. Hoje carros deste ano já podem ser encontrados com até R$ 2 mil reais de desconto uma vez que estes vão sendo desvalorizados na medida em que os novos modelos já de 2012 começam a aparecer no mercado.
O Problema dos Recalls
O setor vem enfrentado um serio problema que é o grande numero de recalls. Só nestes dois primeiros meses deste ano foram convocados 9 recalls pelas empresas onde entraram até mesmo a Toyota e o Corolla. A verdade é que até ontem, dia 28 de fevereiro, de acordo com os dados fornecidos pelo Departamento de proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) o total de carros envolvidos nesse processo chegou a 474.382 veículos.
As Campanhas
Só no ano passado 51 campanhas foram realizadas sendo que isso representa 42% de aumento em relação ao ano de 2009 quando foram feitos 36 recalls. Nesse mesmo período saltou de 461.392 para 1.091.178 o numero de veículos envolvidos nesse processo.
Ajuda dos Descontos
Na verdade os descontos ajudam o consumidor, porém estes não compensam os valores que os consumidores podiam ganhar quando contavam com a redução do IPI dada pelo governo para estimular o setor automobilístico por ocasião da crise econômica internacional sendo que essa redução se prolongou por bastante tempo dando a muita gente a oportunidade de comprar o carro zero. Agora o que resta são estes descontos e temos de aproveitar as oportunidades.