A bolsa de valores está ficando a cada dia mais popular no país. Todas as classes estão com as atenções mais aguçadas no intuito de ganhar a rentabilidade provinda dos juros compostos existentes em qualquer tipo de papel negociável. Neste cenário, as empresas de softwares também ficam atentas e a cada momento lançam novos simuladores da bolsa para que os iniciantes comecem a aplicar as técnicas aprendidas, antes de começar seus investimentos fora do simulacro. Vale ressaltar que os jogos são idênticos aos mecanismos de comercialização acionária. Conheça um pouco mais sobre o que um simulador da bolsa pode oferecer.
Introdução
Os praticantes podem concebem melhor o conceito e a prática no mercado de ações, títulos públicos e derivativos. Uma grande forma de agregar conhecimento é entender como o a bolsa funciona, com todas suas mercadorias e futuros.
É interessante notar que a simulação é semelhante ao home broker do legítimo mercado. Algumas plataformas permitem que o acompanhamento seja realizado também nas grandes redes sociais, como Orkut ou Facebook. As listas nestes ambientes podem ser compartilhadas entre os amigos para ações comparativas.
A simulação em rede do facebook está sendo bastante usada ultimamente. É uma grande forma de possuir uma vitrine de todas as operações realizadas. Maneira bastante divertida e desafiadora. São disponibilizadas diversas ferramentas para identificar as quedas e subidas das ações ou títulos.
Na prática, os usuários cadastrados ganham quantia virtual para executar compras e vendas. A rentabilidade pode ser adicionada facilmente na carteira. Algumas empresas disponibilizam até mesmo prêmios para os maiores ganhadores. Ótima maneira de incentivar o treino a caminho da prática.
FolhaInvest: A parceira entre o jornal Folha do São Paulo e a BM&FBOVESP culminou em um simulador mais utilizado em épocas contemporâneas. A iniciativa é um das primeiras em terras nacionais, existente desde 1998.
O objetivo principal do simulador é o de oferecer conhecimento sobre as melhores oportunidades de conhecimentos do mercado. Tudo ocorre com aplicações virtuais. Os primeiros cadastrados recebem quantia virtual de R$200 mil, mais lotes que são pré-fixados pela BOVESPA. As 15 ações que estão com mais liquidez no índice IBrX também podem entrar na conta do internauta.
Em 2002 foi contabilizado 22.287 participantes no simulado, sendo que em 2008 a contabilidade gerou uma grande subida, 303.230 usuários cadastrados.
Premiações: O jogo realmente merece bastante tempo gasto, seja pelo aprendizado agregado sem de fato gastar dinheiro, ou pelas premiações que realmente são tentadoras. O campeão do ano recebe pacote turístico de uma semana, com direito a um acompanhante, para ir ao Complexo Hoteleiro da Costa Sauipe, no estado da Bahia, com as despesas pagas, mais três meses grátis no Enfoque Cotações e Tempo Diferido.
O primeiro lugar do mês recebe uma passagem de ida para qualquer cidade brasileira, enquanto que o campeão anual da região ganha ida e volta mais curso sobre mercado de ações disponibilizado pela BOVESPA.
Por Renato Duarte Plantier