Preço de Presentes para Dia das Mães

Quando se aproximam as datas com o dia das mães em que a troca de presentes é generalizada a preocupação com o orçamento familiar não deixa de ser um fator relevante. Esta é uma data em que cada um dos cônjuges tem de comprar um presentinho para sua mãe, supondo-se que ambos tenham mães vivas é claro, e, além disso, se tem filhos o pai ainda terá de bancar o presente que estes darão a mãe, salvo se os filhos já têm sua própria renda e podem se defender sozinhos. Fazer uma pequena economia nesta compra sempre é possível, mas para isto há que se fazer a compra com antecedência, pois na última hora os preços sempre se encontram majorados e também escolher produtos que não tenham apresentado uma alta acima da inflação. Se tomarmos esses cuidados o preço do presente para o dia das mães até que pode sair bem em conta.

Presentes

Aumentos Diferenciados

O Instituto Brasileiro de Economia da fundação Getulio Vargas fez uma pesquisa nos preços dos presentes para o dia das mães e segundo revela identificou aumentos diferenciados, ou seja, nem todos os produtos que estão entre os preferidos para serem dados as mães, tiveram o mesmo porcentual de aumento quando comparados com o ano passado. De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV) e com referencia aos itens escolhidos para a pesquisa pode-se perceber que o aumento dos preços em media não foi superiores ao aumento da inflação do período que foi medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e que foi de 5,72% enquanto que a média de aumento nos preços dos presentes ficou em 4,12%. Segundo economistas, o consumidor não deverá sentir muito a diferença nos preços na hora em que for comprar o presente para as mães. Há, entretanto as exceções como é o caso das flores, tão preferidas nessa ocasião e que tiveram um aumento de mai de 10% em um ano.

Aumento

Escolha dos Presentes

O ideal se quiser economizar é que façamos a escolha recair em algum produto que não tenha tido um grande aumento como é o caso dos produtos da linha branca que este ano estão com preços muito mais competitivos do que o que tínhamos no ano passado e isso por conta da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados ( IPI ) que o governo concedeu em 2009. Alguns destes produtos tiveram até deflação como no caso freezer que baixou o preço em 3,57%, refrigerador em 1,38%, fogão 1,78% e maquina de lavar roupa também 1,78%, estes índices foram constatados na data da pesquisa. Já se formos ver as jóias e bijuterias irão constatar que estas subiram acima da inflação enquanto que os artigos de vestuário ficaram com aumentos inferiores a inflação. Com as promoções que sempre acontecem nestas datas, o consumidor vai poder presentear sua mãe sem gastar muito mais que no ano anterior.

Inflação

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Crédito

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *