Empréstimo consignado é o tipo de empréstimo que tem como forma de pagamento o pagamento indireto – ou seja, o pagamento das parcelas do empréstimo feito é deduzido diretamente na folha de pagamento do contratante do empréstimo.
Esse tipo de crédito tem, como todo empréstimo, vantagens e desvantagens. A primeira delas é que, para fazer este tipo de empréstimo, é necessário ser aposentado ou pensionista, ou então trabalhar em uma empresa que tenha pelo menos um tipo de convênio com o banco ou instituição financeira, da qual você pretende pegar dinheiro emprestado. Além disso, como as parcelas são descontadas diretamente em folha, até o fim do seu contrato e a quitação total das parcelas, seu salário virá sempre com descontos, não havendo a possibilidade de atraso ou mesmo de adiantamento no pagamento.
Esse tipo de empréstimo é muito vantajoso principalmente para o consignatário, ou seja, a pessoa ou instituição que está emprestando o dinheiro, já que não existe a possibilidade de inadimplência. Muitas vezes, em diversas instituições, existe uma forma de seguro obrigatório que deve ser pago, para o caso de demissões ao longo do período do pagamento das parcelas, para que a instituição não perca os pagamentos, caso o cliente seja demitido antes de terminar de pagar sua dívida.
Antes de contratar esse tipo de empréstimo, por melhores que sejam as condições, é preciso, acima de tudo cautela e planejamento. Esse tipo de financiamento ou empréstimo costuma ter prazos longos, e prestações não tão altas, o que, à primeira vista, pode parecer um bom negócio, mas conforme o tempo passa – e o dinheiro retirado com o empréstimo se vai – esse tipo de solução pode começar a parecer pesada, mas com esse tipo de empréstimo não há outra solução que não simplesmente continuar pagando.
Para tomar a sua decisão final, primeiro verifique prazos e taxas de juros, e toda espécie de condição e pagamento oferecida pela empresa de onde irá contratar o crédito. Em seguida, tire um tempo apenas para planejar os gastos pelos próximos meses da melhor maneira possível, para que o dinheiro que irá ser debitado automaticamente de sua conta salário todos os meses, não faça falta nos meses seguintes.
A grande vantagem desse tipo de empréstimo é que, na verdade, seus juros e taxas são mais baixos do que os do cheque especial, já que há a garantia de pagamento das parcelas todos os meses, sem falta. Mas mesmo com as taxas mais baixas, a palavra-chave é sempre pesquisa e, no caso desse tipo de empréstimo que envolve parte de seu salário, planejamento sempre.