Crédito Com Hipoteca

Este representa opção de crédito que possui maior taxa de crescimento entre as oferecidas pelos bancos tradicionais. Somente a Caixa Econômica Federal contabilizou aumento de 66% entre os anos de 2007 e 2009. Bancos particulares também oferecem opções relacionadas com a tematização. Na prática se oferece alguma garantia legal relacionada com bens imóveis no intuito de conquistar valores financeiros emprestados pelos bancos. Conheça elementos essenciais sobre crédito com hipoteca.

Credito

Credito

Conceito

Representa direito real que se equivale a garantia do saneamento dos empréstimos concedidos pelos devedores aos credores. Quem está devendo contínua gozando de todos os direitos de usufruto do bem imóvel. O Art. 1499 do Código Civil afirma que mesmo com a venda do imóvel a hipoteca continua valendo sob os olhos da lei.

Há seis modos para extinguir as hipotecas:

Pagamento total da dívida

Perecimento

Rematação / adjudicação

Remição

Resolução da propriedade

Renúncia do credor

Antes da implantação do Código Civil de 2002 o período para a quitação da dívida era de no máximo vinte anos. No Art. 1485 a regra muda, sendo acrescentado período adicional de dez anos.

Credito Com Hipoteca

Credito Com Hipoteca

Tipos De Hipoteca

Legais: Aplicação do regimento da lei independente das manifestações de ambas as partes.

Judiciais: Relacionados com os crimes e as futuras decorrentes indenizações.

Voluntárias: Vontades que surgem naturalmente nos contratos. Conhecidas também por hipotecas convencionais.

Os juros cobrados normalmente não ultrapassam a cada dos 16% ao ano. Montante devido pode ser pago em até trinta anos, dependendo do contrato assinado por ambas às partes. Apesar do período concedido para o pagamento, especialista indicam alto risco no tipo de crédito. Em longo prazo, mercado pode oscilar, culminando com a perda do bem imóvel, além das parcelas pagas antes do calote.

Polêmica No Crédito Com Hipoteca

Mesmo diante ao crescimento atual existente em terras nacionais este tipo de hipoteca ainda perde espaço para as alienações fundiárias. Créditos trabalhistas e tributários desprezam credores hipotecários – explicação que explicita a lentidão nacional em detrimento do cenário apresentado por outras grandes nações momentos antes de explodir a crise mundial.

Hipoteca

Hipoteca

Sem os créditos o plano fica sem garantia pragmática diante a conjuntura econômica nacional.  A esfera constitucional relacionada com execuções extrajudiciais da hipoteca peca na constitucionalidade, prejudicando ainda mais o crescimento do crédito hipotecário.

O agente detentor dos títulos não conquista usufruto facilmente. Depois de contabilizados os dias máximos para pagar as dívidas, necessário entrar na justiça e mover ação cuja decisão oficial pode demorar até dez anos. No meio tempo os devedores podem recorrer ou mesmo sanar a dívida com juros e correção monetária.

A alienação fiduciária traz maiores garantias na transferência da propriedade no intuito de garantir a dívida. Vantagem clara aos credores que consolidam a propriedade sem maiores burocratização por terem nome registrado na propriedade logo no começo do financiamento. Por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Crédito

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *