As aplicações realizadas na bolsa de valores, apesar de ainda não serem aquelas mais praticadas e conhecidas pela maioria dos brasileiros, têm atraído cada vez mais pequenos investidores, especialmente com a oferta de pequenos lotes de ações oferecidos por instituições bancárias, como o Banco do Brasil.
O investimento na bolsa de valores é considerado pelos economistas e especialistas do setor como um investimento de características de rentabilidade a médio e longo prazos, para que o investimento seja maior e menos suscetível a riscos.
Por ser um mercado de grandes variações, com valores de ações podendo variar de cima a baixo no mesmo dia, é indicado que o investidor acompanhe regularmente os índices de cotação das ações nas quais aplicou seu capital, como também para verificar o momento ideal de vender ou comprar ações, mais ou menos valorizadas ou com potencial para tornarem-se um bom investimento.
Para isso, o investidor pode se valer dos serviços de diversas operadoras, corretoras e sites que disponibilizam diariamente a cotação Ibovespa.