O investimento de ativos que se diferenciem dos demais que acabam sendo mais disponibilizados e viabilizados no mercado, acaba hoje sendo uma proposta para diversos tipos de investidores ao redor do mundo.
Os investimentos mais usuais são conhecidos por serem advindos de ativos de bolsas disponibilizadas por diversos tipos de empresas e negócios que funcionem de forma internacional, além das moedas virtuais que também são assim classificadas.
Hoje, o avanço da bolsa de valores e outros tipos de investimentos não classificados como renda fixa são muito usuais.
O histórico do investimento em ouro não é uma novidade no mercado, já que sempre houveram comercializações desse elemento, em diversas épocas marcantes na história mundial.
O ouro já foi moeda de troca em diversos tipos de situações, fazendo com que países se tornassem exploradores em grande escala do mesmo. A história do Brasil, se encaixa perfeitamente nesse âmbito de um país que foi colonizado por um outro, afim de que seus recursos fossem explorados.
É possível observar então o quanto importante é o ouro para o comercio internacional, além de ser um objeto muito cobiçado por diversas pessoas em todo o mundo.
Do ouro são feitas joias e até produtos de beleza, que carregam em si um valor aquisitivo grande por conter em sua composição partículas desse metal tão importante. Com toda essa valorização do mesmo, e possível perceber eu não iria demorar muito para que ele se tornasse um tipo de ativo, no quesito de investimento.
Investir Em Ouro É Compensatório?
Ao fazer uma análise básica dos valores de compra e venda, é possível observar que os metais sempre puderam ser utilizados como moedas de trocas, fazendo com que eles carreguem em si um certo valor aquisitivo que pode demonstrar mais segurança para seus investidores, quando comparada a moedas que são viabilizadas em papel.
Isso porque, existe uma grande possibilidade de que as moedas impressas em papeis e que são utilizadas hoje para movimentar uma grande parte do mercado financeiro, possam ser substituídas por novas versões, ou até mesmo serem extintas, fazendo com que todo o seu valor aquisitivo seja muitas vezes perdido.
A grande área de compensação desse investimento é então baseada na confiança que os investidores depositam nesse metal, e sua relação de valorização constante no mercado.
Um dos melhores momentos para quem trabalha com o investimento são as crises que as áreas financeiras do países e mercados sofrem. Isso porque, nos períodos onde a crise se apresenta de forma mais acentuada, as pessoas acabam entendendo que o valor de moedas em papeis não é nada compensatório. Por isso, o ouro é uma das melhores soluções em momentos de crise, para pessoas que ainda poderão investir seus bens.
É Necessário Muito Dinheiro Para Se Investir Em Ouro
O ouro quando comercializado de forma física, ou seja, fazendo com que o investidor tenha a possibilidade de realizar transações com o mercado com o metal em mãos é vendido em lotes. Os lotes de ouro são preestabelecidos por agencias que assim o comercializam, classificando como padrão o lote que contem duzentas e cinquenta gramas desse metal precioso. Dessa forma, o investidor poderá realizar suas operações, com o auxilio de uma corretora e assim ao final do processo de compra do ativo, levá-lo para sua casa.
O tipo de investimento que é possível realizar em operações que trabalham com transações de ativos com base no ouro, é feito então a partir da escolha do investidor. Existem diversos tipos de corretoras por todo o mundo, que podem facilitar o trabalho de compra e venda desses metais, além de garantir a locação e armazenamento do metal em suas próprias agências, mediante pagamento do seguro idealizado pelos mesmos.
Além disso, existem opções de realizar transações também virtuais, onde a compra do ouro não é feita de forma física, e sim no papel.
O Ouro É Rentável?
Além de ser um metal de nome reconhecido ao redor do mundo, o ouro apresentou uma variação no seu preço a partir do ano de dois mil e quatorze, quando a cotação do mesmo subiu de forma considerável, aumentando assim o preço de compra e venda do mesmo.
No ano de dois mil e oito, quando o Brasil acabou passando por uma grande crise financeira, observou-se um grande aumento no valor do ouro comprovando assim a teoria de que o ouro é um tipo de investimento que tem seu maior pico de valor em situações onde a economia tradicional se encontra abalada, perdendo assim a confiança dos investidores que trabalhavam antigamente apenas com a moeda de papel.
O prazo de rentabilidade do ouro não pode ser comprado a trades e outros tipos de investimento que são encontrados em bolsas de valores e demais. Isso porque o ouro é um ativo que acaba tendo sua rentabilidade tardia, e o processo de compra e venda dos mesmos não é tão simples quando comparado aos demais.
A Caixa Econômica Federal é uma das agências que fornece esse tipo de serviço, servindo de corretoras para o processo de transação.
Ela é uma empresa no âmbito de finanças, mas considerada de domínio público. Sua sede fica situada no Brasil, no estado do Distrito Federal, em sua capital, Brasília. Suas filiais são dispostas em todo o país, já que é uma empresa de âmbito nacional.
A Caixa Econômica Federal é uma das empresas mais antigas do país, considerando que sua fundação se deu no ano de mil oitocentos e sessenta e um, no dia doze de janeiro. Seu criador foi Dom Pedro II, e na época seu proposito de criação dessa empresa foi o incentivo para que as pessoas da época realizassem um maior numero de poupança. Dessa forma, enquanto as pessoas depositavam seu dinheiro na conta da empresa, ela poderia ir o usando para quitar dividas da corte, e devolver para o cliente uma pequena taxa em cima do valor de sua poupança.
Um dos principais clientes da empresa eram os escravos, eles juntavam todo o seu dinheiro, e como a mesma oferecia uma taxa a partir do valor depositada por eles, eles se empenhavam para que pudessem guardar dinheiro e assim comprar sua carta de alforria.
Com isso, a empresa foi ganhando um nome considerado e conquistando grande parte da população, fazendo da Caixa Econômica Federal umas das principais agencias do Brasil.
Como Comprar Ouro Na Caixa Econômica Federal
A caixa econômica Federal acaba tendo um grande papel nesse quesito, como diversos outros tipos de corretoras, mas garantindo a seu investidor uma segurança maior.
No ano de dois mil e doze, o ouro manteve seu patamar de valores, por três anos seguidos, fazendo com que as agencias bancarias acabassem percebendo seu real valor de investimento, e criando assim propostas para que seus clientes pudessem investir nesse metal, sendo disponibilizado e comercializados por suas próprias agências.
Seguindo esse ramo, a Caixa Econômica Federal criou um setor voltado para o incentivo desse tipo de investimento, chamado de CAIXA FI (Caixa fundo de investimento) Ouro. Os valores de aplicação nesse setor, são relativos a quantidade de dinheiro que o investidor pretende disponibilizar para as transações. Porém, o lance inicial da aplicação é fixado na casa dos cinco mil reais, ou seja, para investir nesse setor, essa será a quantidade mínima que você deve estar disposto a disponibiliza para a agência
A rentabilidade do metal é calculada pela própria agência, que irá realizar o processo de cotação dos valores e dados que serão dispostos ao ultimo dia dos meses do ano. Com esses valores, será possível calcular qual serão as taxas cobradas pela agência, pela transação.
Após a aplicação, a movimentação do metal, em compras e vendas, poderá ser realizada até as duas e meia da tarde. Esse é um tipo de transação destinada diretamente ao fundo de investimento da agência.
A liquidez desse tipo de investimento é classificada como diária, e sua taxa referente a administração pode chegar em media a valores de um e meio por cento.
Existe uma certa restrição no investimento dos clientes de agência da Caixa Econômica Federal, a empresa permite que apenas os correntistas que disponibilizem um valor superior a trezentos mil reais em outros tipos de fundo de investimento.
Com isso, o investimento em ouro na agência acaba sendo restrito a pessoas que disponibilizem de uma quantidade monetária superior.
Quem São As Pessoas Que Compram Ouro?
O principal comprador de ouro no mercado de investimento é justamente a pessoa física que deseja modificar sua forma de investir, arrecadando possíveis opções que possam resguardar seu patrimônio. Além disso, existem pessoas que hoje trabalham com diferentes tipos de investimento, e podem estar sondando o mercado para novas oportunidades.
Hoje o mercado de investimento em moedas de papel acaba não sendo muito vantajoso para muitas pessoas, já que sua variação constante acaba fazendo com que a chance de perca nos seus valores seja considerável, decepcionando assim seus investidores.
Existem ainda pessoas que acabam realizando a compra do metal para que pessoas possam ser presenteadas, já que esse é um tipo de presente que pode agradar muita gente em todo o mundo.
Além disso o ouro é um ativo que tem sua aceitação mundial reconhecida, fazendo com que diversas pessoas possam negociar o mesmo.
Vantagens E Desvantagens
Existem diversos tipos de mercado que trabalham com esse tipo de investimento. Os dois principais são chamados de Mercado do Brasil e transações virtuais. As principais agencias que comercializam esse tipo de metal são brasileiras e se chamam respectivamente Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
O mercado de balcão é veículo de compra e venda de ouro advindos de corretoras especializadas nesse tipo de situação.
Existe uma certa vantagem nesse tipo de serviço, já que o investimento assim contratado pode ter grande variação. Diferentemente de transações consideradas físicas, onde o peso do ouro é baseado no lote padrão de duzentas e cinquenta gramas, as transações realizadas de forma virtual pode fazer com que a porcentagem de ouro seja mais diversa, possibilitando assim que o investimento possa ser menor.
Porém, esse tipo de negociação pede uma atenção mais concentrada nos contratos que serão assinados, bem como em todo o processo burocrático. Isso porque as taxas de corretoras podem muitas vezes ser consideradas absurdas e não vantajosas para o investidor.
O Banco do Brasil oferece diferentes tipos de serviços, mas para que o seu investimento em ouro possa ser aprovado, você deve ser um correntista da mesma. O Banco do Brasil é a maior agência do brasil no sentido de custodia de ouro, chegando a quantia de dominação de mais de um terço de todo o ouro no país.
A Caixa Econômica Federal oferece dois tipos diferentes de investimento nesse setor, sendo o primeiro o investimento que sofre afetação nos valores dos metais relacionados a variação do mercado. Esse tipo de investimento é considerado vantajoso quando as taxas de cotação do mesmo se encontram altas, para as pessoas que já são donas do ouro e pretendem vender.
Para os investidores que pensam em adentrar o mercado essa não é considerada a melhor época, já que com os valores considerados altos, o preço do metal sofre alteração direta e acabará saindo muito mais alto, do que quando comprado em épocas onde a cotação do mesmo se encontra baixa, devido a queda do mercado financeiro.
O outro setor de fundos de investimentos da Caixa Econômica Federal realiza suas transações com os investidores que pretendem fazer do metal um garantia de segurança financeira, mais tardia.
O ouro é realmente um metal muito vantajoso para o investimento, porém é necessário que o estudo do mercado, o entendimento de como funcionam as transações e principalmente sobre a rentabilidade do mesmo sendo compreendido pelo seu investidor, evitando assim que acabe acontecendo situações onde o investimento é considerado não vantajoso para o mesmo.