Licitações Banco do Brasil

Nos últimos anos o país tem passado por uma verdadeira devassa da corrupção infiltrada numa grande variedade de setores. Uma das notícias que chamou atenção nessa onda foi aquela a respeito das suspeitas a respeito do sistema de licitações do Banco do Brasil. O vazamento com quatro dias de antecedência do nome da agência de publicidade que venceu a licitação de R$ 500 milhões para a gestão da comunicação do banco por quatro anos abriu a suspeita de irregularidade nessa licitação.

O Vazamento

O Jornal Folha de São Paulo afirma ter recebido o nome da agência Multi Solution como a vencedora do processo licitatório de R$ 500 milhões para a publicidade do Banco do Brasil, essa é a maior verba já disponibilizada pelo governo de Michel Temer para esse tipo de finalidade. Essa agência ficou em primeiro lugar numa concorrência em que três agências foram escolhidas para fazer a gestão da publicidade do banco.

Visando garantir a idoneidade dessa informação a Folha de São Paulo registrou em cartório a informação de que a Multi Solution seria a vencedora da licitação, três dias antes da abertura dos envelopes. O jornal ainda publicou uma mensagem cifrada na sua área de anúncios em que constava o nome da agência, o número da licitação e uma frase que deixava claro que a empresa seria a vencedora desse processo.

A Suspeita

De acordo com investigação realizada pela Folha de São Paulo houve interferência interna no Banco do Brasil para que essa agência vencesse o complexo processo de licitação. Para participar da etapa decisiva de escolha da agência vencedora as empresas inscritas recebiam notas para quesitos como plano de comunicação proposto, capacidade de atendimento, melhor preço entre outros.

A Multi Solution recebeu as melhores notas mesmo competindo com as maiores agências do país e sem jamais ter sido vencedora de nenhum outro processo licitatório. O estranhamento está no fato de que no quesito capacidade de atendimento a agência recebeu 13,5 de 15 pontos possíveis sendo que não possui escritório em Brasília e sua equipe é muito mais enxuta que de suas concorrentes.

No quesito repertório recebeu a nota máxima que é 10, mais do que a experiente agência Lew Lara que atendeu a última conta do Banco do Brasil. Além disso, a Multi Solution participou da licitação da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) e ficou em último lugar. Estranho resultados tão discrepantes em licitações semelhantes.

Posicionamentos

O Banco do Brasil se posicionou a respeito e declarou que o processo de licitação ocorreu como qualquer outro e que a estatal busca sempre manter a transparência nesse setor. O governo declarou que achou estranha a escolha da Multi Solution por ser uma agência nova no mercado que visivelmente não tem estrutura para atender a conta do Banco do Brasil, mas que não acredita ter existido nenhuma influência. A respeito do vazamento emissários do governo foram ao banco para exigir apuração do caso. O governo interveio e suspendeu o resultado da licitação até que sejam concluídas as auditorias internas no Banco do Brasil. A Multi Solution não se posicionou e nem comentou o caso.

Como é o Processo de Licitação do Banco do Brasil?

O banco tem como base para o seu sistema de licitações a Lei de Licitação 8.666/93. Além de seguir o que está determinado pela lei o banco ainda conta com uma política de transparência para que todas as partes envolvidas saibam o que se espera. As licitações são realizadas em meio eletrônico através do portal Licitações-e de maneira que todas as empresas interessadas possam participar independente de onde estejam localizadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Banco

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *