Comprar Barra De Ouro Banco Do Brasil

Todo mundo já conhece e é familiarizado com a ideia de barras de ouro, mas o que algumas pessoas não sabem é que existe a possibilidade de se comprar barras de ouro, literalmente. Existem diversos locais onde a compra ouro pode ser realizada, como em sites online, lojas físicas e alguns bancos no Brasil afora.

A compra de barras de ouro hoje é considerada um novo modo de investimento. Isso porque algumas pessoas acabam escolhendo investir seu dinheiro no mercado de ações, porém, acabam considerando um risco, já que a perca ou ganho de dinheiro é em certa parte muito imprevisível. Dessa forma esse novo tipo de investimento acabou se tornando uma certa opção em pessoas que desejam trilhar o caminho de multiplicar e investir seus fundos.

O mercado de investimento em barras de ouro é muito rentável, mas de toda a forma, e como qualquer outro tipo de investimento necessita de um conhecimento prévio por parte de quem está pensando em comprar as barras de ouro.

Uma das qualidades que abriram os olhos dos investidores no ramo de compra e venda de barras de ouro foi uma certa valorização de seu preço, observada no ano de dois mil e quinze, em relação ao preço das gramas de ouro. Em media não se veem investimentos que possam oferecer retornos financeiros tão grandes. A valorização das barras de ouros nesse ano de dois mil e quinze ocorreu pois houve-se uma supervalorização de cerca de trinta por cento no preço das gramas de ouro, refletindo assim positivamente no preço das barras de ouro comercializadas no território brasileiro. Umas das causas dessa grande valorização do preço de venda do ouro se da pelo seu comercio ser realizado na maioria das vezes de forma internacional.

Dessa forma o preço do ouro acaba sendo influenciado pelo mercado exterior, sofrendo alterações de acordo com as altas e quedas que as moedas internacionais apresentam. Um dos mercados que mais compram e vendem ouros é o mercado americano, e por isso, com a supervalorização do Dólar em dois mil e quinze, o preço de venda no Brasil das gramas e barras de ouro apresentou um grande acréscimo.

Para parâmetros de cotações de preço, o dólar apresentou e sofreu um acréscimo de mais de quarenta e oito por cento, comparado com a moeda do Brasil, o real, no ano de dois mil e quinze. Seguindo esse raciocínio pode-se perceber a principal causa da valorização das gramas e barras de ouro disponíveis para compra e venda no mercado.

Apesar de estar disponível para vendas em quase todo o território brasileiro, as barras de ouro são custeadas diretamente pelo Banco do Brasil, sendo eles responsáveis pela posse de mais de um terço da quantidade total de barras disponíveis no país. Segundo o banco, o investimento na área de ouro pode ser considerado um tanto quanto arriscado, já que esses ativos estão de forma direta ligado ao mercado internacional, principalmente o dólar. Caso haja algum decréscimo no valor das ações e queda do valor da moeda exterior, isso será refletido automaticamente no preço do ouro brasileiro, de forma positiva caso haja alta, ou negativa se o contrario ocorrer nas moedas de fora do país.

Todo o mercado brasileiro depende de forma indireta das moedas estrangeiras, e quando o cenário econômico brasileiro apresenta um período de estabilidade, sem altas inflações é possível que os investidores de barras de ouro negociem de forma mais ampla, gerando assim, mais retornos para quem acaba estando no ramo de investimento em ouros e afins. Quando existem mais possibilidades e variedades para a compra das barras de ouro elas apresentam uma queda em seu preço, diferentemente dos valores que são cobrados por essas mesmas especiarias em tempos de maior crise.

Existem diversas formas de se adquirir as barras de ouro, de forma que existem empresas que fornecem a barra de ouro para que o comprador possa sair do local com o metal em mãos, isso ocorre geralmente no Banco do Brasil. Já a Bm&fBovespa trabalha com o ramo de contratos, onde assim o cliente tem a possibilidade de não levar o metal em si, mas trabalhar com o dinheiro gerido por ele.

Como o ouro também é considerado um tipo de investimento, é importante salientar que haverão taxas de juros pela custodia do metal. Geralmente os valores dos juros não ultrapassam a margem de um e meio por cento, cobrado pelo banco por realizar o deposito muitas vezes do metal.

O processo de compra dos metais no Banco do Brasil por exemplo é chamado de caixa, já que a pessoa física poderá receber a sua barra de ouros em mãos. Já as compras contratuais onde tudo é feita via contrato são chamadas de bolsa.

Barra de Ouro - Banco do Brasil

Barra de Ouro – Banco do Brasil

Existem taxas cobradas por compras via bolsa, mesmo que o metal em si não esteja disponível e seja palpável, um valor simbólico referente ao valor total da barra é cobrado do investidor, e podem chegar a margem de no máximo meio por cento do valor da barra.

O transporte das barras de ouro não é tão simples e acaba necessitando de asseguradoras, para que não haja risco de perca de valores, tanto para o investidor, como para o banco que forneceu as barras. As aplicações nesse ramo que apresentarem um caráter maior do que vinte e dois mil ao mês, irão ter um custo segurador referente a cerca de dezesseis e meio por cento dos impostos de renda.

Mesmo que seja um mercado vantajoso em alguns aspectos, a compra e venda de barras de ouro por meio de bolsa pode ser um tanto quanto desfavorável, para o investidor. Isso acontece porque o mercado da compra de barras de ouro, bem como sua venda no setor de bolsas não é tão disputado. Especialistas econômicos afirmam que esse tipo de negociação apresenta uma baixa liquidez, dessa forma não é possível encontrar muitos vendedores de barra de ouro em empresas que trabalham dessa forma, fazendo com que o preço para compra possa apresentar grandes valores. Em oposição a isso, os vendedores de barra de ouro nesse mesmo setor sentem grandes dificuldades em conseguir compradores para seus ativos, fazendo com que o preço de compra alto não compense a venda dos mesmos, que acabam sendo passados para frente com um valor inferior ao esperado.

Investir em Barra de Ouro

Investir em Barra de Ouro

Em contrapartida, o mercado de balcão não apresenta a cobrança de taxas chamadas de corretagem, pois o cliente pode optar por retirar as barras de ouro do local. O principal banco brasileiro que trabalha diretamente dessa forma é o Banco Do Brasil, caso o cliente opte por levar o seu metal para a casa valores externos e juros sobre o ouro não serão cobrados, mas caso precise de uma custodia para as barras os valores de juros serão avaliados por meio do montante total das barras.

Apesar de ser um processo mais vantajoso trabalhar com a compra de ouros em balcões, existe um risco obvio e maior, se comparado ao processo de custodia: a falta de segurança. Armazenar barras de ouro em residências, mesmo que em cofres mais seguros, nem sempre é uma boa opção, além de ser demasiadamente mais arriscado.

Homem Investindo em Barra de Ouro

Homem Investindo em Barra de Ouro

Existe uma diferenciação entre as compras e vendas realizadas em modo de bolsas e balcão. Isso porque os contratos das vendas de ouro são negociados com lote que apresentam cerca d duzentos e cinquenta gramas, quinze gramas e outras porções menores. Já o comercio das gramas de ouro em forma de caixa, sinaliza porções menores do que duzentos e cinquenta gramas ou vinte e cinco gramas.

O preço da grama de ouro varia muito, mas é possível em media encontrar lojas e estabelecimentos que vendam a grama do ouro por cerca de duzentos e dez reais.

Antes que o investidor acabe decidindo disponibilizar dinheiros para ativos de barra de ouro, é muito importante e necessário que ele tenha todas as suas duvidas sanadas, afim de que não haja nenhum tipo de dúvidas ou receios.

O Banco do Brasil E A Venda De Barras De Ouro

O banco do Brasil investe bastante no marketing da venda e compra de barras de ouro, insinuando que o investidor necessita diversificar o seu modo de investir, sugerindo assim que antes que alguém pense em investir em ações, ou outro tipo de ativo considere a compra e venda de barras de ouro na agência uma opção.

O Banco do Brasil oferece dois tipos diferentes de possibilidades em se investir em barras de ouro. A primeira delas é chamada de ouro Lingote e Ouro escritural.

A comercialização de barras de ouro por lotes de barras de duzentas e cinquenta gramas é chamada de Lingote, e segue o viés de um padrão estabelecido pela Bm&fBovespa.

Logo do Banco do Brasil

Logo do Banco do Brasil

Em contrapartida a comercialização em quantidades menores, quando se fala em termos de peso das barras de ouro é exclusiva do Banco do Brasil, e com alvo certeiro nos correntistas dessa agência. Para esse tipo de negociação os lotes de barra de ouro são negociados de forma distinta, não necessitando de um montante de duzentas e cinquenta gramas para que possa ser aprovada a venda. No modo de venda do ouro escritural, os lotes podem ser vendidos com no mínimo vinte e cinco gramas e assim sucessivamente em quantidades múltiplas dessas mesmo vinte e cinco gramas. Dessa forma, o investidor pode comprar sua barra de ouro com até um decimo do montante total oferecido no Lingote.

O ouro escritural foi criado para que os investidores e correntistas da agência pudessem ter a oportunidade de vender e comprar suas barras de ouro, sem necessitar alocar o montante constante de duzentas e cinquenta gramas. Porem, para que se possa investir nas barras de ouro na agência do Banco do Brasil é necessário que o investidor seja correntista do banco.

Quais São As Vantagens De Se Investir Em Barras De Ouro No Banco Do Brasil

O Banco do Brasil em seu site divulgou diversas vantagens que podem fazer com que investidores tenham interesse em conhecer melhor como funciona o processo de compra e venda de barras de ouro.

O Banco do Brasil afirma que em seu processo de vendas e compras dos ativos em barras de ouro não existe cobrança relacionadas ao processo de corretagem das barras de ouro, bem como as taxas de emolumentos.

Umas das vantagens mais interessantes frisadas pelo banco do Brasil é a possibilidade de recompra das barras de ouro vendidas a seus investidores. Para que isso seja possível é necessário que o investidor seja correntista do banco do Brasil e que a custodia do ouro esteja sobre responsabilidade do banco.

O custo de juros cobrados em cima do valor total do montante das barras de ouro são considerados pequenos, já que na modalidade de venda Lingote são cobrados juros de cerca de vinte por cento. Esses tipos de juros são cobrados de forma mensal, e na modalidade de compras e vendas em modo escritural o valor dos juros não ultrapassa a casa dos quinze por cento.

As Barras De Ouro Valem Mais Que Dinheiro

Esse é um bordão muito conhecido por muito brasileiros, já que o famoso apresentador de programas de TV sempre frisava em seus programas semanais que as barras de ouro valem mais que dinheiro, mas será que isso é realmente verdade?

Bom, suponha-se que uma pessoa tem em sua conta bancaria um montante de um milhão de reais, seja eles advindos de qualquer investimento; como café ou imóveis. Já as barras de ouro, no dia em que o investidor as recebe, pode valer um milhão de reais ou mais. O problema se encontra em quando o investidor não acaba trocando essa barra pelo dinheiro em si. Como as gramas de ouro sofrem alterações quase diariamente em seu preço, devido a fator externos, como queda ou alta do Dollar, o valor das barras de ouro pode apresentar um aumento, tanto quanto um decréscimo. Por isso, não é certo dizer que uma barra de ouro vale mais do que um milhão de reais, ela pode realmente valer mais do que um milhão de reais em um dia, mas no próximo seu valor será totalmente incerto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Banco

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *