O índice Bovespa (Ibovespa) é o principal termômetro do mercado brasileiro de ações, pois mede o desempenho dos negócios da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). É um importante índice que sempre tem espaço nas manchetes dos principais jornais nacionais, e periódicos econômicos do mundo. É com ele que a bolsa paulistana percebe o comportamento dos papéis negociados na BM&FBOVESPA. Outro fator que mostra a relevância que tem, é o fato de sua metodologia nunca ter sido alterada desde sua criação, em 1968. Isso comprova que o Ibovespa se aproxima ao máximo do que existe hoje da perfeição nesse tipo de análise.
Ele é formado pelas ações de maior importância que foram negociadas nos últimos meses. O valor atual do índice significa uma carteira de ações do mesmo valor, porém, na moeda atual, de uma negociada no dia de sua criação: 2 de janeiro de 1968. Claro que essas ações nunca existiram, trata-se de uma aplicação hipotética. Deu-se a essa carteira teórica um valor base que nunca é alterado, ou seja, não há aumento no “investimento”.
O único acréscimo que ocorre é o de proventos padrões, como reinversão de dividendos, exercício de direitos e bonificações. Ou seja, o Ibovespa funciona como uma aplicação comum na bolsa de valores em que uma pessoa colocou certa quantia lá, em 1968, e nunca mais mexeu. Assim, pode-se avaliar quanto a bolsa sobe e desce em um dia, mês, ano etc, apenas observando esse “pseudo investimento”.
Embora nunca tenha existido uma mudança de metodologia no índice, ocorreram com o passar dos anos algumas alterações no modo de divulgação, visando facilitar sua compreensão pela mídia e, consequentemente, pelo público em geral. O objetivo final do Ibovespa é servir como termômetro da média do mercado brasileiro, não apenas da bolsa. Para isso se aproxima ao máximo do que realmente acontece nas negociações à vista da bolsa de valores. O índice acompanha cerca de 80% dos negócios do chamado lote-padrão (à vista) da BM&FBOVESPA. Levando em consideração todos os tipos de negócios feitos na bolsa, não apenas o lote-padrão, as empresas que integram o índice representam cerca 70%.
O acompanhamento do mercado de lote-padrão da Bovespa é feito em tempo real. Assim, sua divulgação também é praticamente instantânea, pois é feita via internet logo após a apuração dos dados. É considerado um dos índices mais transparentes, visto que sua metodologia é simples e os dados estão sempre à disposição dos investidores. Por esses fatores, o Ibovespa é o principal índice de ações do Brasil e o único que possui um mercado futuro garantido. A própria bolsa paulistana é a responsável pela manutenção, cálculo e gestão do medidor, o que garante sua imparcialidade e transparência.
Com a atual crise financeira o índice tem demonstrado sucessivas quedas, com alguns ganhos. Ainda assim a Bovespa tem fechado com mais altas que os mercados europeus e norte-americanos nos últimos meses.