O Rio de Janeiro é com certeza um dos principais cartões postais do Brasil, onde a maioria dos estrangeiros anseiam para conhecer, e diversas personalidades brasileiras e interacionais classificam como um dos lugares mais bonitos do mundo. Isso é muito devido as belas paisagens que podem ser encontradas no Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor, uma das maravilhas do mundo, o bondinho, o Pão de Açúcar e definitivamente as belas praias que podemos encontrar nesse estado.
Porém, um dos grandes problemas do Rio de Janeiro é a violência constante, o grande número de assaltos, e mortes decorrentes da violência em si. Mesmo para pessoas que moram fora do Brasil e desejam vir para cá e conhecer as paisagens que podemos oferecer, a violência acaba sendo um ponto muito negativo. No turismo, esse tipo de ação tem um impacto muito grande e negativo, já que o numero de visitantes no Rio de Janeiro acaba diminuindo muito decorrente do grande medo que a maioria dos turista têm de sofrer algum tipo de assalto.
O combate a violência no Rio de Janeiro no ano de dois mil e dezoito sofreu um grande passo, isso porque medidas que envolvem o governo federal de forma muito direta foram acionadas, como um recurso de frear a onda de violência que assola toda essa cidade, principalmente.
O Comercio Frente A Violência No Rio De Janeiro
A preocupação quanto a violência na cidade e no estado do Rio de Janeiro acaba não sendo uma preocupação exclusiva dos turista, e tendo um grande reflexo no comercio e indústria dessa região. Por isso, diversos comerciantes, principalmente os donos de bares e lojas de regiões mais movimentadas se mostram muito preocupados e buscam auxilio da polícia e do governo para que não haja mais esse problema e assim eles possam lucrar e trabalhar em seu negocio de forma mais segura.
Um dos principais lojistas que acabam sendo atingidos de forma muito direta com o aumento da violência no Rio de Janeiro são referentes aos donos e administradores de redes de hotelarias. Isso pode ser observado porque com a diminuição da procura de turistas pelo Rio de Janeiro como o destino de suas férias e viagens, o lucro e crescimento de hotéis dessa região acaba sendo muito atingido, e de forma muito direta.
Apesar de ainda existir um grande número de pessoas que desejam visitar o Rio de Janeiro, o turismo vem sendo atingido de uma forma direta, e quando analisado de forma futura, pode ser grande prejudicado em toda essa situação.
Os turistas muitas vezes acabam sabendo do risco de assalto e outros tipos de violência que podem sofrer quando decidem visitar o Rio de Janeiro. Porem, por não conhecerem muito a cidade, e se atentarem somente ao fato de que a possibilidade de assaltos podem ocorrer apenas ao redor de regiões muito movimentadas, como orla de praias e calçadões, não se mantem alerta em regiões mais afastadas, e acabam sofrendo assaltos, por essas se tornarem para os assaltantes, uma das áreas mais fáceis de cometer seus crimes.
Regiões Que São Mais Sucessíveis A Assaltos No Rio De Janeiro
Como exemplo de região que sofreu nos últimos tempos um maior numero de assaltos e casso de violências, podemos citar a Lapa, que é no Rio de Janeiro um local muito conhecido, por oferecer a seus clientes e turistas possibilidades de diversos tipos de bares, danças e culturas muito brasileiras. A Lapa é com certeza um dos lugares e destinos que estão nas listas de diversos turistas que vem ao Brasil, e infelizmente no ano de dois mil e dezessete acabou sendo alvo de grande números de assaltos, sendo principalmente os assaltos voltados a aparelhos eletrônicos, como celulares. Nesse ano, somente nos meses de janeiro, fevereiro, marco e abril, foram registrados ao todo mais de cento e trinta denuncias contra roubos de aparelhos celulares, além disso, ainda na Lapa o numero de assaltos a pedestres acabou levando essa cidade ao segundo lugar do estado, em relação a esse tipo de assalto, chegando ao absurdo de cerca de quatrocentos e sessenta casos registrados em uma delegacia.
O publico que acaba sendo mais atingido pelos assaltantes do Rio de Janeiro é composto basicamente por turistas, que são escolhidos a dedo pelos assaltantes pois são considerados mais vulneráveis. Além disso, o processo de denuncia de um turista estrangeiro acaba sendo muito mais complicado, dando tempo para que o bandido possa fugir e não ser encontrado.
Ainda no ano de dois mil e dezessete, um caso muito curioso foi registrado em uma delegacia do Rio de Janeiro, quando cerca de dezenove turistas estrangeiros se dirigiram até uma delegacia para reportar um assalto que aconteceu de forma conjunta, ou seja, todos os dezenove turistas tiverem seus pertentes levados de uma só vez. Isso aconteceu em uma região muito movimentada do Rio, uma trilha famosa que leva direto ao Cristo Redentor.
Apesar de serem na maioria das vezes crimes muito bem arquitetados, a maioria dos assaltantes acabam sendo jovens adolescentes, que se misturam no meio dos turistas e muitas vezes levam seus pertences sem que os mesmos percebam.
Instituto De Segurança Pública
O numero de assaltos no Rio de Janeiro, apesar de todas as tentativas das organizações responsáveis acaba crescendo muito, e não apresenta quedas significativas, podemos observar isso de forma muito direta com os números que são apresentados pela policia civil do Rio de Janeiro. No ano de dois mil e dezesseis, o ISP (Instituto de Segurança Pública) que é um órgão responsável diretamente por essa área lançou a publico os dados quanto a violência no Rio de Janeiro. Pôde-se perceber que quando comparado diretamente com os dados fornecidos por esse mesmo órgão no ano de dois mil e dezesseis, o numero de assaltos diretamente em pedestres apresentou um salto de 19,8%, quando comparado com os dados apresentados em dois mil e quinze.
Esses foram dados que foram apresentados diretamente para relacionar a capital do Rio de Janeiro, porém, quando analisamos o estado de uma forma geral, podemos observar que esse número é ainda maior, obtendo um salto para cerca de 35,7%.
É perceptível que em certas épocas do ano o numero de assaltos aumentem, já que os turistas procuram o Rio de Janeiro como destino de suas férias, que acontecem geralmente em meados de julho e dezembro. Porem, o numero de assaltos, mesmo que em uma proporção menor é observado constante em todos os outros meses do ano.
Alguns casos entre todos os outros que são apresentados diariamente quanto aos assaltos do Rio de Janeiro acabam chamando grande atenção, como foi o caso da morte de um turista chamado de Roberto Bardella. Roberto era um turista italiano e que estava a passeio no Rio de Janeiro, em dezembro e acabou sendo vitima de um tiro fatal quando por engano em uma área muito perigosa do Rio de Janeiro, o Morro dos Prazeres.
Além dele, no ano seguinte uma outra turista acabou sendo morta por a mesma causa. Natália Capetti também estava a passeio no Rio de Janeiro, quando em março por engano entrou no mesmo Morro dos Prazeres, e acabou sendo assassinada.
Esse acaba sendo um dos casos de mortes de turistas que repercutiram de forma nacional e internacional, mesmo que não tenha sido diretamente causada por assalto, que é diretamente um dos grandes problemas no Rio de Janeiro.
Além disso, existem casos que assustam diversos tipos de turistas e até mesmo comerciantes e moradores da região, os crimes que não são relacionados a furtos e roubos. Como exemplo podemos citar o caso de Matias Sebastian Carena, um turista que foi brutalmente espancado por um grupo de brasileiros.
Esses são alguns dos exemplos que causam terror nos turistas que pensam em visitar o Rio de Janeiro, sem contar os casos diários que roubos de colares, brincos e pulseiras, aparelhos celulares e eletrônicos, carros e outros tipos de pertences, que acabam não sendo noticiados pelos veículos de comunicação, por simplesmente não ser uma novidade no mundo e jornalismo. A violência e o numero de assaltos no Rio de Janeiro já se tornou um conhecimento popular, infelizmente.
O Turismo No Rio De Janeiro
Um dos órgãos mais importantes do Brasil, relacionados ao turismo é o Ministério do Turismo. Ele é responsável por armazenar, coletar e distribuir, informações relacionadas ao turismo no Brasil e oferecer soluções parra que problemas possam ser solucionados, além de outras responsabilidade muito importantes.
Como forma de divulgação de suas pesquisas, o Ministério do Turismo no ano de dois mil e dezesseis divulgou que no Rio de Janeiro foram registrados cerca de 1,48 milhão de estrangeiros, que desembarcaram exclusivamente para conhecer a cidade mais bonita do país. Mesmo com todos os problemas relacionados a assaltos e violência, houve um acréscimo quando comparado ao ano de dois mil e dezesseis, no numero de pessoas que visitaram o Rio de Janeiro, sendo registrado esse acréscimo em cerca de 7,5%.
Uma das épocas mais importantes do Brasil, relacionadas a sua cultura e festividade é o carnaval. De uma forma muito direta o Rio de Janeiro se tornou um dos cartões postais para que turistas que desejam fazer parte dessa comemoração, juntamente com a Bahia. Por isso, o carnaval que acontece no período de fevereiro e marco acaba sendo para a área do turismo, uma das épocas mais movimentadas, já que os turistas estrangeiros e brasileiros costumam fazer do Rio de Janeiro, uma opção muito clara para comemorar.
Os números relacionado a essa época do ano em dois mil e dezessete chegaram a incrível marca de 1,1 milhão de turistas, que selecionaram o Rio de Janeiro como sua opção festiva. Esse numero é muito satisfatório, já que apresenta um acréscimo muito grande, quando comparado a cerca de oito anos atrás, nessa mesma época.
Isso aconteceu diretamente devido aos jogos olímpicos que foram realizados no Rio de janeiro, no ano de dois mil e dezesseis. Com isso, o Brasil ganhou ainda mais visibilidade quanto a estrangeiros, e atraiu assim diversas turistas para o país.
O Turismo E A Violência
A área do turismo no Brasil, apesar de ser muito procurada não oferece tantas inovações, isso é comprovado por diversos fatores. A Associação Brasileira da Industria de Hotéis do Rio de Janeiro divulgou algumas informações que comprovam esse pensamento, e segundo o presidente da mesma, Alfredo Lopes, poderiam evitar que diversos casos e mortes tivessem acontecido, como foi o caso do assassinato de Roberto e Natália. Para ele uma simples identificação de que a área em que os dois estariam entrando era considerada perigosa, poderia ter evitado que sua morte tivesse acontecido.
Isso poderia ser feito, ainda com as palavras de Alfredo se com a sinalização os turistas pudessem ter sidos informados que a região onde eles estariam adentrando era perigosa por conta de motivos relacionados ao tráfico de drogas e assaltos.
Alfredo acredita eu mesmo com toda a violência do Rio de Janeiro, ela não acaba sendo alvo de todas as pessoas que passam por lá, mas atinge de forma muito direta a percepção dos turistas quanto ao Rio de Janeiro, e assim atinge também a área de turismo do estado, quando os mesmos turistas que antes viajavam para o Rio de Janeiro, ou mesmo desejavam conhecer o estado, priorizam outros lugares por conta do grande numero de assaltos e violência, seja a mão armada, ou não.
O Rio da Janeiro, quando analisados pela percepção de seus governantes oferece grandes riscos a área econômica, já que o turismo é uma das grandes áreas do comercio que retorna quantidades significativas para o cofre dos estados. Por isso, é obrigação e dever dos mesmo que trabalhem e estuem para que esse número de assaltos e violências no estado diminua de forma muito considerável e o mais rápido possível.
O estudo da causa da violência, a pobreza em que diversos moradores do Rio de Janeiro são submetidos, como a necessidade de morar em favelas pelo custo beneficio de vida deve ser analisado a priorizado por órgãos responsáveis, para que assim, isso possa ser combatido o mais rápido possível, e o Rio de Janeiro volte a ser uma das principais capitais e desejos de turistas, do Brasil e de todo o mundo.