Brasil Deverá Crescer com Dilma

A satisfação dos eleitores com o crescimento econômico que hoje anda em torno de 7% pode ser considerado como um dos pilares que levaram Dilma Roussef, candidata do presidente Luiz Inácio Lula da s Silva, a vencer as eleições para presidente da republica com grande margem de votos. Entretanto esse cenário pode não continuar tão bom assim seja para a nova presidente ou para o Brasil.

Crescimento Pode não Durar

Brasil Deverá Crescer com Dilma

Brasil Deverá Crescer com Dilma

A própria presidente recém eleita alertou para o fato de que esse crescimento pode não ter uma duração muito longa. Nos anos seguintes de seu mandato deverão ser de um crescimento bem mais moderado, mas suficientes para que possa levar a cabo sua determinação em tirar da pobreza milhões de brasileiros que infelizmente ainda permanecem em condições lamentáveis de absoluta miséria. Por outro lado um ritmo mais lento de desenvolvimento da economia pode acabar frustrando muitos investidores.

Principais Obstáculos

Eleitores

Eleitores

Os gargalos da infra-estrutura e a relutância que demonstra a presidente recém eleita na promoção de reformas de vulto tanto na área tributária, na área fiscal como na trabalhista são os dois principais obstáculos a uma redução significativa no custo Brasil. Segundo Dilma e assessores não há uma necessidade de grandes mudanças numa economia que tem a seu favor vários fatores positivos, tais como: recorde baixo de desemprego, alto índice de confiança de consumidores, uma demografia favorável além dos recursos do petróleo com as descobertas no pré-sal.

Abordagem Conservadora

Crescimento

Crescimento

Dilma apresenta uma abordagem conservadora e por isso vai correr o risco de ver sempre seu governo sendo comparado ao do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ter de sair em desvantagem uma vez que o sucesso do atual presidente foi construído muito pela manutenção da política econômica.

A verdade é que no momento em que a economia começar a andar de forma mais lenta, as pessoas invariavelmente deverão se perguntar o porquê de Dilma não conseguir fazer com que as coisas caminhem com a mesma velocidade com que Lula fazia. Ao mesmo tempo em que alavancava seu crescimento político no crescimento da economia e no apoio que Lula lhe oferecia, Dilma durante a campanha parecia estar bastante ciente dos riscos de criar expectativas muito altas.

Popularidade do Brasil Pode ser Perigosa

Se entre os investidores é grande a popularidade do Brasil, ela pode, entretanto ser muito perigosa na medida em que o grande fluxo de capital vem promovendo a super valorização de nossa moeda e isso vem em prejuízo dos exportadores. No primeiro discurso Dilma tentou amenizar essas preocupações prometendo, logo após eleita, fazer um controle rigoroso dos gastos públicos e promover a redução da carga tributária que hoje está em 34,4% do Produto interno Bruto penalizando demais todo povo brasileiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *