As empresas brasileiras apesar de já terem encontrado há muito o caminho da recuperação após a crise econômica mundial que abalou o mundo. Mesmo assim a luta por mais credito para o setor não cessa e os empresários estão sempre atentos a todo o movimento nesse sentido. Agora temos noticias de que as previsões do Serasa são de que as empresas terão mais credito neste ultimo trimestre do ano.
O que diz o Indicador de Perspectivas
Na verdade as noticias são baseadas em levantamento que a empresa de analise de credito Serasa Experian fez e com isso detectou a tendência da evolução nas operações de créditos com recursos livres feitos as empresas, em especial nestes últimos três meses do ano. O cenário de credito as empresas é previsto pelo Indicador de Perspectivas de Crédito as Empresas com uma antecipação de seis meses e esse indicador teve no mês de setembro um avanço de 0,2% em relação ao mês de agosto, o que nos dá uma estimativa positiva de que as empresas terão mais credito no trimestre em curso Don que o que vinham conseguindo até o momento.
A que é Atribuída essa Melhora
De acordo com os economistas da Serasa Experian esse cenário de uma dinâmica mais favorável no que se refere à contratação de operações de credito com recursos livres que as empresas vem conseguindo, se deve em especial a retomada de um ritmo mais acelerado de crescimento da economia brasileira. Por outro lado a Serasa destaca também a gradual queda que vem ocorrendo no risco de inadimplência por parte das pessoas jurídicas. É preciso destacar ainda o fato de que, fora das linhas de credito subsidiadas e por isso mesmo com recursos direcionados, está acontecendo uma normalização no que se refere às ofertas de credito para as empresas.
Outras Linhas de Crédito
O levantamento se estendeu também a outras linhas de credito como é o caso do credito ao consumidor em que temos uma perspectiva de que a concessão de empréstimos com recursos livres deverão continuar em expansão como já vem há muito acontecendo, porém para os próximos seis meses a expectativa é de que o ritmo fique um pouco mais moderado do que o que tínhamos até agora.
No mês de setembro o Indicador de Credito para Pessoa Física apresentou uma redução da ordem de 1,8%, percentual este bastante significativo, além do fato de que esta é a sétima queda consecutiva. Já no que se refere as operações de credito imobiliário, segundo a Serasa deverão continuar em destaque com a carteira de credito do sistema financeiro evoluindo junto as pessoas físicas e concedendo empréstimos para a aquisição da casa própria em especial além de outros imóveis.