Seca Provoca Perdas no Setor Agrícola Russo

Segundo Alexandre Petrikov que é o vice-ministro russo da Agricultura, a seca que este ano bateu um recorde na Rússia, acabou por destruir muitas das terras próprias para o cultivo o que causou prejuízos severos no setor de agricultura.

Terras

As perdas que foram enormes chegaram a causar prejuízos que somaram 33 bilhões de rublos, o que representa 848 milhões de euros ou US$ 1,07 bilhão de dólares.

Compensação de Perdas

Durante uma feira agroindustrial que se realizou em São Petersburgo, no noroeste, Petrikov afirmou que os agricultores receberão por parte do governo compensações pelas perdas que estejam vinculadas a agricultura, tendo ainda afirmado que trabalhos para levantamento dos danos causados estão sendo feitos em 16.000 propriedades agrícolas e que ao fim deste levantamento serão pagas as compensações por estas perdas.

Redução na Produção

O Ministério da Agricultura forneceu dados segundo os quais até este momento na Rússia a colheita de cereais foi de 40,7 milhões de toneladas o que significa uma redução da ordem de 17,8 milhões de toneladas menos do que em igual período do ano de 2009, isto representa uma redução de mais de 40%, percentual este que é muito preocupante.

Perdas

A Rússia vem enfrentando uma violenta seca desde o mês de abril e para piorar esta situação uma onda de calor sem precedentes assolou a região, sendo que esta onda de calor somente terminou na semana passada, o que significa quatro meses de seca e muito calor e com isso não teria como não haver perda na produção e consequentemente prejuízos incalculáveis.

Embargo nas Exportações

Diante da redução na produção de grãos, o governo russo se obrigou a tomar medidas drásticas, para que o produto cuja colheita sofreu com a seca e o calor e foi reduzida não falte no mercado interno.

Medidas

No caso Moscou já fez o anuncio de embargo no que se refere as exportações de trigo e todos os produtos derivados deste. Isto estará valendo até o final deste ano e com esta medida o governo espera garantir que não vai faltar o produto para o consumo doméstico e, além disso, ao tomar esta decisão ele evita também que os preços possam disparar tendo um aumento que não é desejado.

As Perdas

De acordo com o presidente Dimitri Medvedev a Rússia já perdeu este ano 25% de toda a sua colheita de cereais e isto se deve à seca e a forte onda de calor que atingiu a região. Isto significa que se em 2009 a Rússia produziu 97 milhões de toneladas de grãos, este ano essa quantidade foi reduzida, segundo o governo, para algo entre 60 milhões de toneladas a 65 milhões de toneladas apenas, um número extremamente baixo o que causa grandes preocupações.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *