De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo industrial de energia no mês de julho bateu recorde. , sendo o maior qeu esta empresa já registrou.
De acordo com a empresa que é ligada ao Ministério de Minas e Energia as indústrias no mês de julho no Brasil tiveram um consumo muito alto que chegou a 15.915 Gigawatts/hora (GW/h), um aumento da ordem e 13,7% se considerarmos este mesmo período do ano de 2009. Até então o recorde que havia sido registrado era referente ao ano de 2008 com um consumo que alcançou os 15.823 GW/h.
Evolução dos Indicadores
A evolução crescente de consumo deste segmento e o crescimento dos mais importantes e internos indicadores de atividade servem para mostrar que a indústria brasileira vem retomando seu ritmo de crescimento não só levadas pelo efeito base da crise econômica, mas também porque apresenta viés de aceleração das atividades e crescimento de modo bem mais amplo, segundo o parecer da Empresa de Pesquisa Energética.
Se formos considerar o consumo acumulado durante o ano o setor da indústria mostrou um consumo de 105.573 GW/h de energia elétrica o que representa um aumento de consumo da ordem de 13,9% em relação aos sete primeiros meses do ano passado e em um ano o aumento é de 6,1%.
Avanço no Consumo Total
Com esse crescimento bastante acentuado que as indústrias apresentaram no consumo de energia neste ultimo mês, o total de energia consumida teve um avanço da ordem de 8,4% só no mês de julho e em comparação a igual período do ano de 2009, passando para 34.382 GW/h. Este ano o crescimento do consumo foi de 9,7%, enquanto que o acumulado do ultimo ano cresceu 6% e atingiu 410.144GW/h.
Consumo Residencial
Por outro lado temos o consumo residencial que também apresentou crescimento de 4,2% em julho, isto se comparado com o mesmo mês do ano anterior e passou a consumir 8.447GW/h.
Enquanto isso o total de consumidores residenciais chegou ao número de 57,1 milhões, o que representa um crescimento da ordem de 3,5% em relação a julho do ano passado. Estes dados também são da Empresa de Pesquisa Energética.
Acumulado nas Residências
Em um ano o consumo de energia elétrica nas residências brasileiras teve um aumento que foi de 7,5% o que significa que o aumento foi de 7,4%. Quanto ao consumo de energia no comércio a Empresa de Pesquisa Energética diz ter sido de 5.220GW/h com um aumento que chegou a 4,5% a mais do que o mesmo mês do ano anterior. Já nos sete primeiros meses deste ano de 2010º aumento foi de 7,2% e nos 12 últimos meses foi de 6,7% o aumento acumulado.