Uma cooperativa de crédito é uma entidade financeira que é constituída por uma associação de pessoas, que buscam através da ajuda mútua ter uma melhor administração de seus recursos financeiros É uma entidade financeira sem intenção de lucros e é controlada pelo Banco Central do Brasil. Dessa forma, se um grupo de pessoas constitui uma cooperativa de crédito, elas tem como objetivo proporcionar crédito e também oferecer serviços de origem financeira, de uma maneira simples e vantajosa para os seus associados.
O cooperativismo de crédito surgiu no século XX, com ações procedentes de alguns estados como São Paulo e o Rio Grande do Sul. A partir daí, houve um grande crescimento de cooperativas no país, contribuído assim, para promover uma economia mais solidária e a inclusão social. Atualmente, no Brasil existem muitas cooperativas de Crédito, e o crescimento dessa área se deve a grande procura pela concessão de empréstimos a juros abaixo do mercado, e também por proporcionar meios que dão acesso ao crédito e a outros setores financeiros, e o desenvolvimento do pensamento de grupo, solidariedade e ajuda recíproca.
Portanto, uma cooperativa de crédito é uma associação autônoma de pessoas que se unem voluntariamente, e assim tentam satisfazer suas necessidades econômicas, sociais e culturais, através de uma empresa que seja de propriedade comum e democraticamente administrada. Dessa forma, a cooperativa tem como objetivo prestar assistência creditícia e também oferecer serviços de natureza bancária a seus associados, proporcionando condições mais favoráveis.
A Diferença Entre Cooperativa De Crédito E Os Bancos
Uma dúvida bastante frequente é em relação à diferença entre uma cooperativa de crédito e os Bancos. Pois bem, ambos são instituições de intermediação financeira, mas possuem foco distinto. Por exemplo:
Os bancos beneficiam-se do capital e do acúmulo de patrimônio, por meio de lucros que se tornam cada vez maiores. Os bancos direcionam o capital para as aplicações que são mais lucrativas, mesmo que desvinculadas de produção e consumo, e é isso que proporciona a riqueza do país.
Já as cooperativas vão beneficiar as pessoas, e assim gerar recursos para sua manutenção, expansão e diversificação. As cooperativas atuam de uma forma mais social e assim, atendem as necessidades específicas dos cooperados e também da sociedade onde está inserida. Ela tem como objetivo otimizar a distribuição e a circulação de renda e assim, atua como agente do desenvolvimento local.
As Vantagens De Uma Cooperativa De Crédito
Uma cooperativa de crédito possui muitas vantagens, as principais são: é dirigida e controlada pelos próprios associados, oferece juros mais baixos, facilidade de abertura de contas, diferenciação tributária, benefícios sociais e educativos,
crédito imediato e adequado às condições do associado, menor custo operacional, aumento do poder aquisitivo, entre outras importantes vantagens.
Por: Érica Ap. Gomes