Aumentam Registros de Inadimplência

Em comparação com o mês passado foi de 5,59% o aumento do número de registros feitos no Serviço Nacional de Proteção ao Crédito (SPC- Brasil). Quem divulgou esta informação foi a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC sendo que a divulgação foi feita depois da análise feita com um número superior a 150 milhões de CPFs (Cadastros de Pessoas Físicas) e estas consultas foram feitas em todos os estados brasileiros.

Fatores quRe aumentam inadimplência

Aumentam Registros de Inadimplência

Aumentam Registros de Inadimplência

Uma das principais causas porque aumentam registros de inadimplência é a oferta de crédito que hoje exerce um papel de grande importância no aumento do consumo das famílias, mas se por um lado a oferta de dinheiro fácil serve como estimulo ao crescimento da economia também pode ser causa para o aumento da inadimplência especialmente nos casos em que os tomadores desses empréstimos não tem por hábito fazerem planejamento mensal de despesas e com isso terminam por se endividar além de sua capacidade de pagamento.

Perspectivas positivas para o futuro

Renda

Renda

Se formos fazer uma comparação da inadimplência do mês de junho com esse mesmo período no ano passado veremos que esta teve um crescimento da ordem de 1,17%, mas se compararmos todo o primeiro semestre com o primeiro semestre do ano de 2009 nos deparamos com uma queda na inadimplência que chegou a 1,51%.

De acordo com Fernando Sasso que é economista do Serviço Nacional de Proteção ao Crédito (SPC), par o segundo semestre do ano as perspectivas tanto para as vendas como para a inadimplência são positivas e isso se deve a previsão de que a renda dos trabalhadores possa aumentar, além da restituição do Imposto de Renda e também em razão das festas de final de ano ocasião em que sempre aumentam as vendas.

Falta de hábito para comprar

Se por um lado os aumentos de salários são fundamentais para que as pessoas honrem seu compromissos e não terminem na inadimplência, por outro lado o desemprego e também a falta de um planejamento adequado vem contribuir para o aumento da inadimplência especialmente nas classes C, D e E que é uma camada sociedade que ainda na amadureceu o costume de compras e de se organizar para não faltar nos pagamentos.

Maior inadimplência está entre mulheres

Dividas

Dividas

Segundo registrou da pesquisa a maior parte das pessoas inadimplentes se encontra entre as mulheres num total de 54,9%, mas apenas 9,79% das pessoas inadimplentes tem dividas acima de R$ 250 reais e acima de R$ 500 reais são apenas 11,85% e com estes dados é de se esperar que a maioria das dividas acabem por serem pagas uma vez que os valores são bastante baixos. Quanto ao cancelamento dos registros no SPC, o aumento no primeiro semestre foi de 5,81% comparado ao mesmo período do ano passado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Empréstimo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *