A economia na Índia
A Índia é um país da Ásia Meridional e possui a segunda maior população do mundo, aproximadamente 1,1 bilhões de pessoas. No ano de 1991, ocorreram algumas reformas econômicas no país, e isso refletiu no rápido crescimento da economia da Índia.
Dessa forma, podemos dizer que a Índia tem crescido de uma forma significativa, mas mesmo assim o país sofre com os altos níveis de pobreza, de doenças, analfabetismo e desnutrição, e esses fatores são de grande preocupação, pois é preciso combater esses fatores que são de extrema importância, para que haja um desenvolvimento em todos os setores do país, e assim para que não tenha desigualdade social, que ao invés de diminuir vem aumentando cada vez mais, devido o rápido crescimento da população, e, portanto, a uma grande necessidade de investimentos sociais, ambientais e econômicos por parte do governo.
Atualmente a Índia se destaca no setor de produção industrial de tecnologia de ponta. O país é um grande produtor de eletroeletrônicos, biotecnologia, agroindustriais e informática, e é considerada a nação de maior produção de softwares de todo o mundo.
Os Produtos
Os produtos citados concorrem diretamente com outras indústrias dos países que são considerados desenvolvidos. O setor industrial é bastante diversificado, tendo outras áreas que também são bastante desenvolvidas como as de aço, de produtos químicos, têxteis, equipamentos e máquinas.
Já o setor de produtos agrícolas os que ganham destaque são: o arroz, o trigo, o algodão, o chá, a cana-de-açúcar, sementes oleaginosas, legumes e as verduras. Podemos citar também algumas criações que são bem comuns no país como: as criações de aves, de cabras, de ovelhas, de búfalos e dos peixes. A produção mineral é caracterizada pelo minério de ferro, mas o carvão, o diamante e o asfalto natural, também são explorados.
O Crescimento Econômico da Índia
A Índia apesar de apresentar algumas deficiências em alguns setores do país e ainda apresentar desigualdade social, devido a alguns altos índices de pobreza, de doenças, analfabetismo e desnutrição, o país vem crescendo e se desenvolvendo economicamente, sendo reconhecido mundialmente pela sua atividade industrial expressiva.
O crescimento da economia da Índia deve-se as multinacionais que estão instaladas no país. Essas empresas se instalaram no país devido os atrativos que ele oferece como: o alto número de mão-de-obra com baixo custo e o elevado mercado consumidor.
Mesmo com o grande desenvolvimento econômico que o país vem apresentando nos últimos anos, o governo da Índia ainda comete algumas falhas, gasta mais do que arrecada e assim, a dívida externa aumenta cada vez mais, prejudicando o desenvolvimento da nação, e diante a rapidez com que a população cresce, o país necessita de maiores investimentos por parte do governo nas áreas: social, ambiental e econômica.
Por: Érica Ap. Gomes
hiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii people yours to be beautiful
Nossa, nunca pensei que a Índia fosse tão foda no setor tecnológico.