A Câmara dos Deputados aprovou o reajuste de 7,72% e também o fim do fator previdenciário, antiga luta de aposentados e pensionistas que finalmente agora vêem ser feita uma votação a seu favor.
Com isso se faz justiça aos aposentados e pensionistas e mais do que tudo com esta atitude procuram reparar os ataques que em passado muito recente foram feitos a essas pessoas.
Apesar da votação favorável, esse índice ainda ficou muito abaixo do que foi dado para o salário mínimo que foi de 9,6%. A recuperação de perdas de mais de 16% foi defendida pelo PSOL, porém esse valor está muito aquém do pretendido embora seja maior do que o valor que o governo federal pretendeu conceder que fosse um percentual de 6,14% apenas.
Luta antiga
Já no que se refere ao fato de ter o fator previdenciário sido derrubado é uma conquista memorável uma vez que esta luta já tem mais de dez anos, pois esse sistema foi instituído durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, regra essa que encolheu as aposentadorias.
Na Medida Provisória 475/2009 onde o reajuste era tratado nem mesmo havia qualquer citação ao fator previdenciário e agora existe um texto no Senado, mas vai requerer uma mobilização muito grande para que chegue a ser aprovado.
Vitória do povo
Foram duas votações que tiveram um significado muito importante na medida em que representaram uma grande vitória do povo e ao mesmo tempo uma derrota do atual governo o que deixa muitas perguntas a serem respondidas como o fato de que o governo Lula que sempre deu contra a um mecanismo que tanto prejudica aposentados e pensionistas como é o caso do fator previdenciário, se mostra um defensor ferrenho deste mecanismo por ocasião da votação que houve na Câmara dos Deputados para a derrubada do fator previdenciário.
As acusações
Como era de esperar acusações de fazer farra com o dinheiro publico e de irresponsabilidade é que não faltou. Interessante como a grande mídia analisa os aumentos escandalosos com que políticos inescrupulosos se presenteiam e um aumento miserável que sequer repõe as perdas aos aposentados.
Acredita a mídia que a pressão de ano eleitoral é que levou a esta aprovação e devemos considerar que isso realmente influiu, mas a garantia mesmo desta aprovação se deve a grande mobilização de aposentados e pensionistas que estão sempre na Câmara com disposição para fazer pressão sobre parlamentares e que desta vez deu resultados.
A luta é de todos
Agora é hora de se fortalecer para continuar pressionando e não podemos esquecer que esta é uma luta de toda a nossa sociedade.
Recompor as perdas, lutar por uma aposentadoria pelo menos digna com o fim definitivo do fator previdenciário não é uma luta somente dos aposentados de hoje, mas de todos os brasileiros.