Economia e Justiça Social

Se perguntarmos ao povo brasileiro, nos mais diversos cantos deste nosso imenso país, qual é o seu maior sonho? Possivelmente haverá uma grande diversidade de respostas, alguns sonham em conquistar a sua casa própria, outros sonham com um emprego estável, há ainda os que sonham com atendimento básico para seus doentes, escola de qualidade para seus filhos, transporte, saúde, etc., mas se pensarmos em todos estes aspectos de forma mais globalizada chegaremos a um denominador comum, que é a tão sonhada justiça social. Estamos em período pré-eleitoral e com certeza muito vamos ouvir falar em justiça social, pois os candidatos apreciam a defesa destas idéias quando ainda são candidatos, mas muito poucos deles continuam batalhando para defender os direitos de cada cidadão. Fazer justiça social não é tarefa fácil, especialmente porque este conceito implica inúmeras questões, mas é possível investir em economia e justiça social, basta que se tenha um mínimo de boa vontade política.

Injustiça

Filosofia

Para quem tem sede e fome o tempo de espera é uma tortura, e sabemos que existem milhares de famílias ao redor do mundo esperando por dias melhores em suas vidas, mas quando falo em esperar não me refiro a cruzar os braços à beira da estrada, me refiro a espera por oportunidades que possibilitem alcançar a qualidade de vida que todos merecem. Qualidade esta que só pode acontecer pelo caminho da educação e do emprego, duas palavras que abrem os horizontes do ser humano, forma suas bases para ir à busca de seus ideais, sejam eles quais forem.

Economia e Justiça Social

Clássica

A filosofia clássica já nos trazia esta discussão através de seus mais honrosos pensadores, mas é preciso entender que chamada estrutura social existente é fruto da intervenção humana, nada deste contexto de desigualdade econômica, social e política que vemos hoje é natural, todos os seus aspectos foram sendo construídos e determinados ao longo do tempo, e sendo assim podem ser modificados, podemos escrever uma história diferente.

Politica

O Papel da Economia

Para construir uma sociedade mais justa e igualitária não basta apenas investir dinheiro em projetos sociais isolados, por mais abrangentes que eles possam nos parecer, são importantes sim, mas sozinhos não dão conta do recado, somente “apagam incêndios”.  A grande questão neste caso está em assumir o desafio de ver a economia sob uma nova ótica, não apenas com o foco nos setores do mercado e em suas mercadorias de toda ordem, mas como uma forma de inclusão em nível de esfera social. A economia em si mesma ou as atividades econômicas devem visar o social e não apenas o lucro e enriquecimento de poucos, mas para que isso aconteça é preciso romper com os métodos tradicionais de pensar e fazer economia. Sabemos que mudanças profundas ocorrem de forma lenta, mas precisam apenas de um primeiro passo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Falar que luta contra as injustiças sociais é fácil, mas só confirmamos quem é quem, na hora de dar exemplos e assumir posições!
    Muitos dos atos que acham secretos, não são tão secretos assim!
    Vamos divulgar as patifarias dos espertalhões, pois o povo precisa saber de onde vem a miséria, a violência e os maus exemplos.
    E perceber, como funciona a política na Brasil!
    Pagamos impostos, para ter direito a Educação e Segurança; mas desde o descobrimento do Brasil, somos obrigados a conviver e confiar em gente hipócrita, mentirosa, oportunista e mesquinha, que pouco, ou nada se importa com a Pátria, ou, com seu semelhante!
    Se não fosse desta maneira, há muito seriamos o País mais rico do planeta, em todos os sentidos!
    Existem desvios de verbas, que debilita e desacredita a educação estadual e municipal, e os políticos tiram vantagens desta situação; pois, tanto montam escolas, como tomam parte nos lucros de outras, induzindo os que têm melhor poder aquisitivo, a procurar tais escolas particulares! Desta maneira, a maioria da população sem poder aquisitivo, continuara mal formada, e mal informada como sempre foi!
    Bom esquema não é mesmo?

    E esta mesma formula é usada na área de segurança publica.
    Desviam-se verbas da segurança, montam-se, ou apóiam empresas de seguranças particulares! E além de nos explorar com impostos para manterem seus salários principescos, suas mordomias e as varias aposentadorias, ainda superfaturam, desde as construções dos presídios, até os custos dos presos; informando que cada um dos presos, que estão embolados em pequenos cubículos, custa para o governo, ou seja, para o povo que paga imposto, em torno de quatro mil e quinhentos reais, mensais!
    Será que eles não sabem que, uma faculdade em período integral não custa tanto?
    E será que, eles acham que a cadeia é mais instrutiva que uma faculdade?
    Será que, eles não sabem que no Brasil muitos pais de famílias, trabalham de sol, a sol, a troco de “quinhentos e poucos reais”, que é o salário mínimo, e são obrigados a se manter e sustentar sua família com este valor tão irrisório?
    Ai esta a conveniência em manter as cadeias superlotadas com as vitimas marginalizadas, deste sistema injusto, criado por uma corja corrupta e oportunista que só visa obter lucros!
    E na área de saúde, os políticos tanto desviam verbas, deixando o povo em desespero em filas de INSS, como aproveitam para fazer sociedades em hospitais e planos de saúde particular, que lhes proporciona mais renda, pois com a saúde abandonada, estão induzindo o cidadão com melhor poder aquisitivo, a pagar plano da saúde particular!
    Sem contar que continuam nos cobrando taxas de IPVA, e muitos outros impostos, para construir e melhorar as estradas! Mas acontece que; depois de construir tais estradas com nossos impostos, eles, os políticos as privatizam para se favorecerem, ou favorecer seus amiguinhos, ou seus familiares; e somos obrigados a pagar absurdos, para rodar nas mesmas estradas, que foram construídas com nossos impostos!
    E o mais estranho, é que nunca tem verbas para dar o aumento garantido pela lei: que é bem clara; quando cita que; > cada aposentado deve receber de acordo com sua contribuição! Sinal que não temos justiça, pois a lei, não vem sendo cumprida ou respeitada!
    E os desfalques, a corrupção, e a injusta distribuição de renda, além de deixar a população sem opção de vida digna, ainda é a maior responsável pelo aumento da criminalidade, da violência e injustiça social!
    No final, o pobre é quem mais paga imposto no Brasil; pois paga; e não debita o que gasta, do imposto de renda!

    E para aumentar minha revolta, eu ajudei a eleger mais um salvador da pátria, que criticava os corruptos e ladrões, e se dizia defensor de uma justa distribuição de renda! Mas aconteceu; que depois de eleito, tanto ele se tornou milionário, como tornou seus amiguinhos e seus familiares, gênios, empresários, fazendeiros, bilionários da noite para o dia! Tornou-se defensor daqueles que ele mesmo, antes tanto criticava e com eles, passou a comer caviar e beber champanhe importado, a ponto de urinar nas calças!
    E devido ao interesse, em assumir cargos na ONU, passou a doar o sangue e suor dos trabalhadores e dos oprimidos, até aos países de primeiro mundo.
    E as verbas que deveriam ser usadas para incentivo a cultura acaba sendo usada para publicar livros e filmes para promover e jogar confetes naqueles que se julgam semideuses! Enquanto a educação e a cultura permanecem abandonadas por falta de verbas!
    E com intuito de se perpetuar no poder, usa dinheiro dos cofres públicos para fazer campanha, apoiando uma ex-ladra e assassina para representar a população, e esconder suas imundices e enriquecimentos ilícitos!
    Mas, como uma pessoa, que exerce vários cargos ao mesmo tempo, todos com salários principescos, pode dizer que defende a justiça social e uma justa distribuição de renda? Quem consegue estar em dois, ou três lugares ao mesmo tempo? É o caso da Dilma, que só da Petrobras, recebe mais de um milhão por ano sem ir ao emprego!
    Com tanto desemprego no País, isso é justo?
    E não venha dizer, que o povo é dono do petróleo; pois o cidadão em Países visinhos, onde nem um poço de petróleo tem, está comprando combustível puro pela metade do valor, que pagamos por um combustível adulterado, ou pelo gás de cozinha, que é gênero de primeira necessidade!
    Por este motivo, meu voto de confiança será no NULO: DIGITAREI 0000 E confirmarei!
    Enquanto poucos ganham muito, sem fazer nada, o povo vive de miséria, ou desempregados sobrevivendo de esmolas, sem dignidade em currais eleitorais!
    E falar em projetos felicidades neste país de miseráveis! “Vamos ser realistas” Fala serio: Só pode ser inocência e simplicidade, ou muita demagogia e hipocrisia!

    João Cirino Gomes 22 de agosto de 2010 9:22
  • Nossos representantes políticos são os mais bem pagos do mundo! A questão, é que não se contentam com isso, além de terem altos salários, cheios de exorbitâncias e de mordomias principescas, para fazer nadica de nada, ainda exercem variados cargos; todos ao mesmo tempo; tem varias aposentadorias, e ainda superfaturam, como no caso das ambulâncias, e das merendas escolares, onde davam lixo para as crianças! E o pior é que continuam impunes, sem devolver um centavo daquilo que roubaram dos cofres públicos; pois eles têm a lei de imunidade para acobertá-los! E ainda tem o cabide de empregos, onde funcionários públicos estão escalados para limpar suas barras! Feito o Juiz que deu a liberdade ao banqueiro bandido Daniel Dantas, e puniu o Delegado de policia que o prendeu: Mas lógico, foi uma troca de favores; afinal uma mão lava a outra! E antes de terminar o mandato Lula promoveu o Juiz que liberou o sócio do seu filhinho genial! Esta deve ter sido uma das promessas que Lula cumpriu! Outra deve ter sido feita aos seus amiguinhos que defendem o Italiano assassino! Pois este também ganhou cidadania, talvez seja indenizado e até ganhe uma aposentadoria por ter ficado preso no Brasil! Por isso não tem verbas para dar o aumento digno aos aposentados, não tem para a saúde, não tem para a educação! Mas estamos vendo que os corruptos têm muita facilidade em criar bodes expiatórios para assumir a responsabilidade por suas culpas! É só contatar a mídia, e com sensacionalismo armar bem os policiais, dar uma volta pela periferia, ou então subir nos morros; invadir residências e apresentar para a sociedade meninos descalços e sem camisas e dizer que estes são os responsáveis pelo aumento da criminalidade, pelo trafico de droga! E os policiais nem percebem que duas vitimas do sistema estão sendo jogados uns contra os outros para defender os verdadeiros comandantes do crime organizado que esta enraizado no país! Esta história é antiga; e os verdadeiros responsáveis; são aqueles que para se elegerem prometem milhões empregos, prometem casas populares, prometeram justiça social e justa distribuição de renda; e depois de eleitos estão extorquindo a sociedade com altas taxas tributarias, e defendendo os verdadeiros bandidos, e até aqueles que antes criticavam para se eleger! Desde o descobrimento somos enganados, feito os índios, que trocaram suas terras por badulaque! Por isso querem a população desinformada e inculta! Desta maneira, fica mais fácil tosquiá-los feito cordeiros, e os empurrar para os currais eleitorais! Por isso as cadeias estão superlotadas de gente pobre e analfabeta! E ainda dizem que cada preso, daqueles que estão embolados em pequenos cubículos, custa ao governo; ou seja, para o cidadão pagador de imposto, quatro mil e quinhentos reais! Mas eles sabem que muitos pais de família trabalham de sol a sol a troco de um salário mínimo de quinhentos e poucos reais! Isso quando consegue emprego: E é com este salário que é obrigado a se manter e sustentar sua família! Estes nossos representantes políticos, superfaturam desde a construção do presídio até a estadia dos presos, e isso já vem de longa data! E nem assim a mídia vendida com seu sensacionalismo divulga nada a respeito? É simples: Tem muita gente obtendo vantagem, e eu aqui falando bobagem! Mas eu insisto: será que uma faculdade em período integral custa tanto quanto a estadia do preso? Será que a cadeia é mais instrutiva que uma faculdade em período integral senhores canalhas?
    E os senhores onipotentes, continuam fazendo suas turnês, à custa do sangue e suor deste povo humilde e desinformado, enquanto vão se passando por salvadores da pátria, não é mesmo?
    Se o italianinho ficar preso no, ele terá mordomias e custara mais de quatro mil e quinhentos reais mensais; e se for entregue a Itália, não haverá mais embaraço na relação Brasil Itália, e o bandido deixara de ser um peso aos cofres Públicos, pois não tem verbas para as necessidades básicas, como educação saúde e segurança que a Itália e o bandido, resolvam seus problemas, lá deles não é mesmo?
    E agora que vcs acham desta delonga, senhores defensores da atitude do LULA?

    João Cirino Gomes 11 de Janeiro de 2011 10:32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *