Trabalho Informal, uma Arma Contra o Desemprego

Como está difícil conseguir um emprego com carteira assinada e todos os direitos protegidos pela lei hoje em dia é mais fácil um trabalhador aceitar a informalidade e continuar trabalhando do que exigir os seus direitos e ficar desempregado. As empresas que mais empregam atualmente são as micros e pequenas, pois com a diminuição dos encargos e impostos que essas empresas são beneficiadas podem dar trabalho com carteira assinada, mas infelizmente o governo não vê isso e sempre apóia quem mais deve e que menos emprega.

Se um trabalhador tiver seguridade do seu emprego ele vai ter mais confiança na hora de adquirir alguma coisa seja imóvel ou artigos para seu consumo e conforto e quando aumenta a renda, gera mais consumidor, é como uma teia bem tecida onde um fio leva ao outro e todos saem ganhando. Quem dera que as leis fossem respeitadas e aplicadas corretamente, milhares de brasileiros seriam beneficiados com isso, mas infelizmente no país em que vivemos as leis são muito mal empregadas e não são respeitadas, mas para que essa situação mude é necessário que comece pelos políticos só dessa maneira faremos um Brasil diferente.

Diarista

Uma pessoa que trabalha como diarista em uma cidade grande pode ganhar três vezes mais do que um salário mínimo que um trabalhador ganha só após cumprir com trinta dias de trabalho. Na grande São Paulo uma diarista ganha em media trezentos reais por dia o que acaba estimulando as pessoas á informalidade, é bom para o patrão que não precisa se preocupar com encargos da previdência e para o trabalhador que pode ganhar mais pelo serviço prestado.

Imagem  Ilustrativa de Uma Diarista

Imagem Ilustrativa de Uma Diarista

Aquela empregada doméstica que trabalhava cumprindo horário na casa dos patrões e acabava se tornando membro da família após anos de trabalho já esta em extinção, pois com a oportunidade de poder a cada dia trabalhar em uma casa diferente e ganhar muito mais, elas não querem mais ser fixa ou exclusividade só de uma, a não ser que o salário compense o que é muito difícil. Mas diarista é mais uma profissão informal e que é muito bem paga e reconhecida por quem precisa dela.

Quem Trabalha Nas Ruas

Ao andar pelas cidades principalmente grandes centros, podemos observar a quantidade de pessoas que trabalham informalmente cada um com a sua profissão, montam sua tenda na beira da calçada e ali mesmo prestam o serviço proposto o que rende no final do dia o sustento da família. Em pratica esse tipo de trabalho é muito bom, gera um ganho estável para o trabalhador, mas para o governo é ruim, pois, deixa de arrecadar impostos. O que não deixa de ser uma grande verdade é que quanto mais gente trabalhando formal ou informal, mais o país ganha e faz com que a realidade do trabalhador seja outra, mais digna e sem preconceitos.

Mulher Com Banca de Frutas na Rua

Mulher Com Banca de Frutas na Rua

A economia é algo que muda muito de forma muito de repente, na mesma hora que estamos estáveis no emprego pode ocorrer corte gastos e sermos mandados embora. Conseguir um trabalho digno, que pague o correto e que seja duradouro tem se tornado extremamente difícil ultimamente. O trabalho em si consegue proporcionar às famílias maior conforto por conta do dinheiro que é recebido e assim é possível pagar contas e comprar o necessário para sobreviver.

Mas ele também proporciona muito aprendizado, novos desafios, novas amizades e uma forma de sempre estimular o corpo e ainda conseguir sempre bater metas e criar outras. Com isso a pessoa também se torna mais realizada, consegue realizar seus sonhos e viver mais feliz. Por isso é tão importante trabalhar em um lugar que se goste, para que as atividades não sejam vistas como obrigação.

Homem Com Sua Barraca de Frutas

Homem Com Sua Barraca de Frutas

Porém já sabemos que isso não acontece com a maioria das pessoas e isso as faz infeliz e muitas vezes prejudica até mesmo a qualidade de vida, trazendo o desemprego por não cumprir as funções necessárias.

Algumas mudanças foram essenciais para que o padrão de trabalhadores dos dias atuais fossem tão diferentes dos antigos, no Brasil principalmente isso tem mudado bastante, principalmente na questão de trabalho formal ou informal.

Trabalho Informal

É aquele que as pessoas não possuem uma carteira assinada e por isso possuem nenhum benefício trabalhista como férias, seguro desemprego, aposentadoria, licença maternidade e outros. Isso ocorre por não ter como prova o vínculo empregatício perante o governo. Normalmente interessa pessoas que não gostam muito de rotina, que preferem fazer seus horários da maneira como achar melhor, pondo suas próprias metas e fazendo com que ela sejam atingidas.

O ruim desse tipo de trabalho é que a estabilidade financeira é muito difícil de ser alcançada, principalmente por não ter nem um salário fixo quanto mais garantia de que o negócio seja um sucesso. É bastante adotado também por ser mais fácil de ter liberdade até mesmo para trabalhar em outras coisas, com maior autonomia, podendo estar mais próximo da família e amigos sem ter algum problema.

Trabalho Formal

É a forma de trabalho que possui toda uma lei por trás para que os trabalhadores recebam um salário fixo mensalmente. A CLT (consolidação das Leis do Trabalho) oferece tanto amparo quanto conhecimento sobre esses direitos, tendo assim uma maior segurança dentro do trabalho. Isso é possível graças ao impostos pagos ao governo.

Para aqueles que são conservadores e têm medo de não terem dinheiro suficiente no final do mês para sustentar sua família o trabalho formal. A estabilidade é muito importante principalmente nos dias atuais com crises sempre iminentes. Além disso vale lembrar que algumas empresas conseguem oferecer até auxílio alimentação, transporte, plano odontológico e de saúde.

No trabalho formal, a carga horária máxima é de oito horas diárias e por isso a pessoa irá possuir uma rotina bem tranquila sem muitas surpresas como acontece nos trabalhos informais.

Alguns Outros Tipos de Trabalho

Ainda existem algumas formas de trabalho que não se encaixam diretamente dentro dessas duas, porém elas sempre tendem para algum lado. O trabalhador autônomo trabalha por conta própria e  não possui nenhum tipo de benefício igual o informal. Sem nem sequer o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Ainda existem os trabalhadores liberais que normalmente possuem uma formação acadêmica para exercer esse posto, como os médicos, advogados, engenheiros. Ainda possui as pessoas que trabalham como freelancer são contratados para serviços  ou períodos específicos, com isso ele consegue na maioria das vezes atender mais de uma empresa e ter uma demanda variada.

Trabalho Informal x Trabalho Formal

No brasil o número de trabalhos informais bem crescendo cada vez mais oportunidade de crescer. Diversas pesquisas já foram feitas e muitas delas mostram que a taxa de desemprego aumentou muito nos últimos tempos, principalmente no setor público o que fez com que o emprego formal crescesse muito. São cerca de 5,7% de aumento nesse tipo de emprego. Mundialmente a OIT (Organização Mundial do Trabalho) já contabilizou mais de dois bilhões de pessoas trabalhando sem carteira assinada.

O que podemos ver é que a estabilidade que era tanto mencionada em carteira assinada não é mais tão comum e se tornou muito mais fácil criar outras maneiras de ganhar dinheiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *