O Rumo da Economia Chilena

A Economia Chilena

Mesmo com o Chile ainda contando seus mortos e sem calcular os grandes prejuízos que virão com a tragédia que o terremoto de sábado causou, economistas já estão se manifestando e alguns acreditam que os efeitos desse sismo, embora de grandes proporções não devam afetar a economia do Chile a ponto de mudar seu rumo. A economia Chilena que hoje é uma das mais sólidas que temos na América Latina acredita-se que sofrerá sim os efeitos desta tragédia que se abateu sobre o país, mas que estes efeitos negativos deverão se manifestar somente no primeiro semestre sem, entretanto interromper o rumo da economia Chilena. Especialistas acreditam que a atividade da economia será retomada no momento em que, forem injetados recursos da iniciativa privada e principalmente recursos públicos, que serão necessários para reconstruir o país devastado pelos terríveis desastres naturais de que temos notícias.

O Rumo da Economia Chilena

A Favor do País

O país que vive uma situação confortável de equilíbrio econômico que pesa a seu favor para manter a economia se desenvolvendo conta com uma situação fiscal muito boa e, além disso, existe uma regra ou lei permitindo aos governantes aumentar em até 2% os gastos previstos em Orçamento desde que seja em situações consideradas excepcionais, com isto o governo pode trabalhar para minimizar os efeitos desta tragédia com mais tranquilidade. Logo, logo, o governo vai se encarregar de ir cuidando da saúde financeira do Chile que com rapidez vai voltar ao patamar que existia antes do terremoto.

Bandeira

Mesmo porque tudo leva crer que o período mais difícil e os impactos piores se darão no decorrer do primeiro trimestre. Um impacto positivo se fará sentir tão logo comece a injeção de capital para a recuperação da infra-estrutura abalada. Na verdade a reconstrução caberá ao governo que está por assumir daqui a uma semana e que estima que o custo da reconstrução chegue a US$ 30 bilhões, ou seja, em torno de 15% do PIB do país, mas este é um número descartado pelo ministro da fazenda atual que acredita ser este um valor teórico sem nenhuma base na realidade.

Cultura

O Que Foi Afetado

Além de ter afetado pontes, redes de comunicação, de energia elétrica, portos, estradas, o terremoto atingiu ainda pontos estratégicos do setor produtivo da economia como é o caso de vinícolas que se tem notícias foram destruídas ou parcialmente destruídas e também mineradoras de cobre tiveram as atividades suspensas por falta de energia elétrica. Mas para a recuperação o país conta com muito dinheiro que faz parte dos fundos soberanos que vem de uma lei em que, quando economia está em alta, o país tem de deixar 1% de seu PIB na reserva e ainda conta com a capacidade de endividamento uma vez que sua dívida pública é de apenas 9% do PIB, muito pouco se comprado com o Brasil aonde esse valor chega a 47% do Produto Interno Bruto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *