Economia Política

Tipos de Economias

A macro-economia examina a economia como um todo. Estuda a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços. A principio, a economia, ou a Ciência Econômica, pode ser classificada de várias formas ou de vários tipos, dependendo do que se quer abordar. A Economia Positiva que representa o que é, e a Economia Normativa, que representa como deveria ser, explicando como funcionam os sistemas econômicos e quais suas relações com os agentes econômicos da sociedade, de um modo geral, num contesto que envolve pessoas que tomam posições em torno de metodologias econômicas e posições em assuntos como o crime, a família, a educação, a política, a religião, negócios do futuro, entre outros.

Social

Social

Mas em se tratando de economia política, o verdadeiro ramo do Estadista ou do Legislador, é uma ciência que tem dois vértices. Suprir a renda e produtos suficientes para que o povo viva tranqüilo, possibilitando que de tal renda, provenham rendimentos que por si só os mantenham. O outro objetivo é fazer com que esta renda, também venha a suprir ao estado politicamente organizado, com uma renda suficiente para atender a demanda dos serviços públicos mantendo o Equilíbrio Econômico.  Portanto, é uma ciência econômica que propõe enriquecer tanto o povo, como o próprio estado, gerando uma sociedade equilibrada.

Cultura

Cultura

Teorias sobre economia

Uma idéia interessante sobre economia e política é a de que a produção de riquezas tanto no empreendorismo individual quanto coletivo não deveria ser limitada a sua distribuição, ficando a produção mais no campo da economia aplicada, para que a distribuição na economia social se tornasse na realidade, uma questão política, pois embora a economia como ciência social, não se baseie em atos políticos de qualquer governo ou organização política. No entanto, muitos políticos ou pessoas em situação de mando, podem influenciar a vida de outras pessoas usando indevidamente conceitos da teoria econômica, para tornar legítimos, sistemas de valor, não levando em conta assuntos relevantes para as suas responsabilidades. A relação entre a teoria e a pratica econômica com a política é um foco que pode distorcer as idéias primárias da economia, confundindo-se com agendas sociais especificas de um sistema de valor que não vá de encontro à abertura do comercio global, por exemplo.

Economia Política

Economia Política

Economia e política

Na atualidade, o termo economia política, é utilizado mais comumente para se referir a estudos que apóiam a economia, como a Sociologia, o Direito e as Ciências Políticas, para que se possa entender as instituições e os contornos políticos que acabam influenciando na conduta dos mercados, numa flagrante Intervenção do Estado na Economia. As teorias que estudam as relações entre a economia e o poder político dentro dos estados são questões que estão diretamente vinculadas dentro dos estudos da Ciência Política, abrangendo o comércio, as finanças, as políticas estatais, o intercambio internacional e a política monetária e fiscal. A Economia Política é um tema muito vasto para ser descrito em poucas palavras, pois desde os primórdios das civilizações a política e a economia sempre foram tema de discussões.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Política

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *