Que Carreira Seguir no Começo da Vida Profissional?

Que Carreira Seguir no Começo da Vida Profissional

Não existe uma receita básica de indicar o caminho correto para iniciar a vida profissional. Não é a partir de um momento, mas sim um somatório de escolhas realizadas ao longo da vida. São estas decisões que vão nos definir ao longo da nossa vida profissional. Sempre há um custo de oportunidade, entre uma alternativa a seguir e outra, acordar cedo e ir trabalhar ou ficar dormindo debaixo da coberta, escolher ir para a escola, ir para a faculdade, ir para o estágio, são decisões baseadas em uma eleição de prioridades e possibilidades escolhidas por cada indivíduo.

A partir deste combinado de prioridades, assim estabelecemos nossos objetivos, metas e planos futuros, ação hoje para o que queremos alcançar amanhã. E em relação à vida profissional em si, além da escolha de qual caminho seguir, os desafios colocados pela sociedade age como uma mola propulsora nos impulsionando e nos colocando a seguir e superar os obstáculos da vida.

O sucesso da vida profissional está intimamente ligado a escolha certeira da nossa profissão, aliás, passamos um bom tempo no trabalho, e fazer o que nos é agradável é de suma importância tanto para nossa vida pessoal com a profissional. Isso nos impulsiona a dedicação, e a construção de uma imagem positiva, proporcionando credibilidade necessária a cada setor profissional.


Esse momento de definição a qual carreira seguir é mais um ciclo que inicia na vida de cada um, é um processo de autoconhecimento do que caracteriza o indivíduo, o que te traz felicidade e em conjunto dinheiro para uma vida realizada e de sucesso. Quais são suas prioridades? O que você quer oferecer ao mundo? O que você quer para você? Assim, essas questões, uma a uma vão trazer clareza e facilidade na escolha de qual rumo seguir.

Preparação e Autoconhecimento Para a Vida Profissional

Se você fez faculdade, e agora está pensando em qual caminho seguir, antes de mais nada pare e reflita sobre o que te faz feliz, o que é mais provável que te faça feliz. É claro que não sabemos todas as respostas, já que muitas vezes não passamos pela experiência, e sabemos que experiência é tudo. Muitas vezes na faculdade temos a ilusão do que é trabalhar no mercado, mas quando lá chegamos a experiência detona tudo o que sonhamos e em alguns raros casos, a realidade supera.

O dia a dia e a rotina torna tudo mais difícil, ao sair da faculdade, saiba que de cara é provável não conseguirmos os melhores empregos, mas se soubermos o que queremos, vamos ter uma ideia de onde começar. Tudo depende do que te motiva e faz feliz, se você prioriza o seu impacto no mundo, como você pode mudar a vida de outras pessoas e a comunidade ao seu arredor, pense as possibilidades de empresas que condigam com sua filosofia, ou a abertura de uma empresa que tenha este foco principal. Se você prioriza somente o seu ganho financeiro, veja os melhores negócios que possam te proporcionar tais ganhos.

E é importante sempre pensar a longo prazo, muitas vezes ao chegar em uma empresa, o chefe pode vir a exercer muita pressão, mas ao mesmo tempo você está aprendendo e há um ambiente profissional amigável e positivo, pense e foco no seu crescimento ali. Sempre coloque suas prioridades profissionais organizadas em caixinhas mentais, coisas que te fazer crescer, que te faz feliz, que te chateie, e organize em ordem prioritária, e ache um ponto de equilíbrio. Sempre se coloque a refletir, e escolha a partir disso.


Se você não fez faculdade e planeja abrir uma empresa, ou mesmo trabalhar para terceiros, faça o mesmo, coloque sua vida mental em organização, suas vontades, o que te fazer feliz, e a partir disso trace uma linha de evolução, e seus passos para alcançar e se sentir realizado.

Saiba que muitos jovens, principalmente que saem da faculdade ainda se sentem despreparados, infelizmente, em muitos casos, o ambiente educacional muitas vezes não condiz com a realidade de mercado, são pouco preparados. Estamos todos os dias em salas de aulas aprendendo mecanicamente, muitas vezes sobre modelos e coisas que que não se aplicam ao mercado real, e nos decepcionamos quando entramos nele.

Mas o importante é saber lidar com estas adversidades, e mesmo neste momento, saber organizar o que queremos e principalmente o que nos faz feliz, e encontrar uma saída para se encontrar no mercado de trabalho. Enfrentando o medo da inexperiência, lidando com o tempo de esperar conseguir aquele cargo que condiga com tudo que você tem a oferecer, lidar com a pressão do dia a dia, entender o outro e saber lidar com pessoas do seu ambiente de trabalho, encontrar a maneira certa para lidar em muitas situações desconfortáveis que chegarão a você. Saiba, que todo dia será um novo desafio, e tente entende-lo e lidar com positividade, e sempre focado em algo maior, persistindo em seus sonhos e enfrentando a realidade e adversidade.

Vamos aqui colocar a história profissional de Paola Corosella, uma diva da gastronomia, e de história inspiradora. Talvez faça você sentir que não é o único ou a única a se sentir desorientado ou desorientada, e a partir destes pontos de depressão, se reerga e ache o seu lugar ao sol.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *