Custo Benefício

Estamos vivendo tempos economicamente difíceis e por isso a avaliação de viabilidade de um projeto é fundamental antes de sua execução. Uma das técnicas mais interessantes para fazer essa avaliação é estabelecer a relação de custo e benefício. Entender se o custo que a execução de determinado projeto exige é compensado pelos benefícios obtidos é uma maneira de ter uma ideia melhor a respeito de executar ou não o projeto. A seguir vamos dar dicas de como estabelecer essa relação de custo e benefício.

Custo Benefício

Custo Benefício

Análise

Para o estabelecimento da relação custo benefício é essencial fazer uma análise completa para estipular os pesos das variáveis. Mesmo o que é intangível deve ter um peso estipulado para que se possa fazer uma análise matemática da questão.

Lista de Vantagens X Desvantagens

A maneira mais prática de estabelecer uma relação de custo benefício é por meio da identificação das vantagens e desvantagens. Para cada benefício que o projeto trará liste uma desvantagem. Observe que num determinado momento um dos lados da lista ficará maior do que o outro, isso já é um indício para ir a fundo ou não nesse projeto.

Cálculo de Tempo de Uso

Quando se trata de uma compra que se deseja analisar a relação custo e benefício é interessante pensar no cálculo de quantas vezes irá usar o objeto adquirido. Você pode dividir o valor total da compra pela quantidade de vezes que estima que irá usar o equipamento durante um ano, por exemplo. Se a média for relativamente boa a compra pode ser uma boa aposta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *