América do Norte
Esta parte do continente americano abrange os países: Canadá, Estados Unidos e México. O Canadá é um país desenvolvido, incluindo-se entre as grandes potências econômicas mundiais. Sua população, essencialmente urbana, tem um nível de vida bastante elevado, contando com uma das mais altas rendas per capita do mundo.
A renda nacional dos Estados Unidos é divida em partes, onde a agricultura pequena participação na renda nacional, com 1,2% do PIB em 2008, enquanto a indústria participa com 19,2% e o comércio e serviços com 79,6%. Ainda assim atividade agrária destaca-se pelo volume e variedade da produção, pela intensa mecanização e pela elevada produtividade do trabalho.
Grande parte da economia mexicana se baseia na produção de petróleo e exportação aos EUA. É no México que se encontram as maiores jazidas de petróleo e gás natural, mais especificamente no litoral do Golfo do México e na Baía de Campeche.
O país é também grande produtor de prata. Além das indústrias (a maioria está voltada para o mercado dos EUA), o México é um grande produtor de milho. Já que a plantação de milho ocupa 60% das terras mexicanas.
América Central
A economia dos países centro-americanos baseia-se principalmente na agricultura de produtos tropicais para exportação.
A agricultura é feita em dois sistemas: o de subsistência e o de plantation, cujo principal objetivo é abastecer o mercado norte-americano com produtos tropicais.
Outra atividade importante é o extrativismo mineral.
As poucas indústrias existentes nos países da América Central estão ligadas à agricultura ou às reservas minerais, essas indústrias, na sua maioria, desenvolvem-se a partir de tecnologia e capital externos.
Além de que, ultimamente o turismo está se tornando um importante aspecto econômico para os países da América Central.
América Andina
A América Andina é a porção ocidental da América do Sul onde estão localizados seis países: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Chile. O IDH da região é mediano, variando entre 0,6 e 0,8, com exceção do Chile, que tem um IDH mais elevado (0,878 em 2009).
A economia é fundamentada em atividades agro-extrativistas, destacando o setor da mineração, destacando o setor da mineração – petróleo, gás natural, cobre, estanho, chumbo, zinco e prata.
Na América Andina, a atividade agrícola é dificultada pela presença da Cordilheira dos Andes, assim é exigida uma utilização de métodos especiais de cultivo.
América Platina
América Platina é a outra porção da América do Sul. É chamada assim, porque os seus integrantes são apenas os países banhados pelo Rio da Prata. São eles: Argentina, Paraguai e Uruguai.
A economia da América Platina é resumidamente baseada nas indústrias da Argentina, que é um dos países mais industrializados da América Latina, nas atividades hidrelétricas do Paraguai e no setor terciário do Uruguai.
oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
muito bom esse texto
muito bom este texto