Carga Tributária

Poucas coisas apavoram tanto os brasileiros do que ouvir falar em carga tributária. Mas não é para se assustarem não, pois parece que desta vez as notícias são boas uma vez que se referem às previsões feitas coordenador-geral de Estudos, Previsão, e Análise da Receita Federal que diz ser a tendência para este ano, de redução na carga tributária. Segundo Marcelo Lettieri devido à desoneração que o governo promoveu com a isenção de IPI para vários setores da economia e a redução em outros casos, que perfazem até maio a quantia de R$ 11bilhões. No país a ultima vez em que houve queda de carga tributária foi de 2002 para 2003. Dados mostram que nos estados também houve uma queda nos tributos que os governos estaduais arrecadam. Na verdade a carga tributária do país é uma das maiores do mundo o que levou o Brasil a ter em torno de 10 milhões de pessoas vivendo na informalidade. Agora foi criado um instrumento jurídico chamado Empreendedor Individual para dar oportunidade das pessoas passarem a trabalhar dentro da lei e terem direitos que antes lhe eram negados.

Receita Federal

Receita Federal

Na verdade estava mais do que na hora de medidas de desoneração de carga tributária, o brasileiro precisa ter espaço para crescer. Ano passado já ficamos livres de um tributo com o corte da CPMF e se agora houver uma redução nos impostos vai ser um alento, afinal o país está caminhando com suas próprias pernas basta ver a sua resistência à crise mundial para saber que os tempos são outros e se assim é nada melhor do que dar algumas regalias ao povo que sempre pagou a conta de todos os desmandos neste país. De acordo com o coordenador-geral o que o governo não pensa, é no aumento de carga tributária com a crise que ainda está fazendo estragos como vimos os reflexos disso na recente união da Duratex x Satipel, duas grandes empresas que se uniram para formar uma gigante da Construção Civil, mas que chegaram a isso movidas pelos estragos colhidos durante a crise mundial.

Diminuição Carga Tributária

Diminuição Carga Tributária

As receitas do governo estão se recuperando e se esta recuperação que está somente dando sinais, se mostrar sustentável nos próximos meses, existe a possibilidade de que o governo de inicio ao processo de desoneração da contribuição para a previdência que as empresas pagam e que incide na folha de pagamento sendo o peso desta carga tributária uma das grandes preocupações do governo atualmente.

Orçamento

Orçamento

As empresas não devem esperar isso para amanha, tem muitos indicadores a serem revistos, mas é um negócio futuro que só depende dos rumos da arrecadação, pois a desoneração da folha já é decisão do governo. Dependendo do comportamento da receita não haverá necessidade de compensação com outros tributos. A próxima programação de orçamento se dará até o dia 20 de julho e então já teremos noticias sobre o andamento desta nova desoneração de carga tributária que vem sendo feita.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Medidas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *