Abertura ao Comércio Global

O Brasil vive uma das piores crises econômicas da história e a abertura ao comércio global retorna a pauta com toda ênfase. Num momento delicado como esse em que é imprescindível encontrar formas de sair da crise se mostra uma estratégia inteligente promover a abertura comercial do nosso país que é um dos fechados ao comércio exterior do mundo.

Abertura ao Comércio Global

Abertura ao Comércio Global

Quando se faz uma análise do comportamento do Brasil em termos de comércio exterior é possível observar que se trata de um dos países mais retraídos do planeta, mesmo que o Governo negue. Os estudiosos do setor apontam que pode ser uma questão cultural e histórica que levou o Brasil a esse posicionamento. Durante o desenrolar da história o comércio exterior esteve em oposição aos interesses locais.

Questão de Desemprego

Um dos pontos mais apontados como empecilhos para a abertura comercial do Brasil é que poderia gerar desemprego. No entanto, especialistas apontam que essa máxima não se mostraria verdadeira sendo que inclusive seriam gerados mais empregos com o aquecimento da economia. Atualmente, a economia do Brasil representa 3% do PIB mundial, mas somente 1,1% das exportações.

Abertura ao Comércio Global

Abertura ao Comércio Global

Basta perceber que todas as economias que são grandes hoje em dia se configuram como grandes exportadoras como é o caso dos Estados Unidos, Japão e China. Contudo, é necessário que sejam feitas algumas revisões para que nosso país possa entrar no hall dos grandes exportadores como reduzir o custo-Brasil, incentivar acordos comerciais bem como revisar as cargas tributárias.

Crescimento

O principal objetivo da abertura do Brasil ao comércio global é contribuir para o crescimento de nosso país. Ainda vivemos com grandes desigualdades sociais e problemas recorrentes como falta de empregos, a solução para essas questões pode ser olhar para fora e não somente para dentro. O futuro é difícil de prever devido a instabilidade política, mas temos certeza que essa discussão será aventada nos últimos anos.

Mercado

Mercado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *