Carga Tributária

Um dos temas de economia que mais gera polêmica é a carga tributária que é basicamente o imposto que o governo cobra dos cidadãos para que possa pagar as suas contas. O Brasil tem uma das cargas tributárias mais elevadas do planeta e infelizmente não consegue observar o retorno desse dinheiro na forma de bons serviços públicos de saúde ou educação. Para quem ainda tem dúvidas sobre esse conceito vamos explicar um pouco melhor o que é carga tributária.

Orçamento

Carga Tributária

Carga Tributária – O Que é Isso?

Para poder pagar as suas contas o governo precisa ‘coletar’ dinheiro dos cidadãos e isso é feito por meio do que chamamos de carga tributária. Uma forma de ter uma ideia do impacto que essa carga tem é compará-la com o Produto Interno Bruto (PIB) que é basicamente a soma de todas as riquezas que foram acumuladas num ano. A diferença ente PIB e impostos é a carga tributária. Em nosso país a média de carga tributária é de mais ou menos 35% em relação ao PIB. Dessa forma entende-se que o governo arrecada em impostos 35% a mais do que produz internamente.

Para que Serve a Carga Tributária?

Em teoria a carga tributária deveria retornar aos cidadãos na forma de serviços públicos como os de saúde e educação. Muitas pessoas que tem condições financeiras pagam por serviços de educação, saúde e segurança, pois entendem que o que é oferecido pelo governo não supre as suas necessidades. De certa forma os cidadãos brasileiros se sentem lesados uma vez que mesmo pagando os impostos mais elevados do mundo não tem acesso a bons serviços públicos.

Receita Federal

Receita Federal

Brasil e a Maior Carga Tributária da América Latina

Nosso país tem a maior carga tributária da América Latina, pesquisas recentes apontam que o Brasil tem média de cobrança de impostos 50% maior que os seus vizinhos. O país foi classificado como um dos que menos tem impostos sobre lucro e renda, contudo, tem elevada cobrança sobre a seguridade social.

Tendo carga tributária de cerca de 35% o Brasil tem arrecadação comparável a países ricos como aqueles da OCDE (grupo com 34 países ricos). Uma das preocupações que foram levantadas através desse estudo é que embora o Brasil tenha elevada carga tributária ainda faz a cobrança de impostos de maneira desigual em relação a diferentes setores da economia. Uma das explicações para o grande montante arrecadado da seguridade social é que o Brasil possui um grande sistema de previdência social.

Diminuição Carga Tributária

Impostos

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *