Corte da CPMF

O CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) é um imposto sobre movimentações financeiras realizadas por pessoas físicas e jurídicas que vigorou entre os anos de 1996 e 2007. No ano de 2008 visando fazer uma ‘substituição’ o governo da época propôs o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Uma das principais críticas feitas na época diz respeito ao fato de que o IOF passou a incidir também sobre operações financeiras de seguro e câmbio.

Corte da CPMF

Corte da CPMF

O IOF já existia, a mudança ficou por conta de sua maior abrangência de forma que as operações que não tinham incidência passaram a ter a taxa base enquanto as que já tinham passaram a ter um incremento da base. Ficou bem claro para os economistas que a ação do governo foi apenas de trocar um imposto por outro, sendo assim se o brasileiro tinha acreditado ter motivos para comemorar logo descobriu que na prática nada mudaria.

Retorno da CPMF?

Em 2015 assim como em 2016 e 2017 os brasileiros ficaram sob a incerteza do retorno da CPMF. Sempre que a economia não responde como deveria o governo vigente, independente de qual seja, pensa na proposta de retorno da CPMF. Até o momento a proposta não ganhou força, mas não podemos deixar de prestar atenção, pois em algum momento pode ser aprovada uma medida provisória que traga o retorno do CPMF.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Governo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *