Armadilhas que Atrapalham Investimentos na Bolsa

Já faz algum tempo que os brasileiros descobriram que é muito mais eficiente investir o seu dinheiro do que apenas depositá-lo na poupança. No entanto, como ainda não faz parte da cultura do investidor brasileiro se arriscar existem algumas dúvidas recorrentes a esse respeito.

https://www.youtube.com/watch?v=xM4Ik2Fig5o

A seguir vamos falar um pouco a respeito de armadilhas que atrapalham os investimentos na bolsa. Tenha os cuidados necessários e faça o seu dinheiro render mais e assim ter mais garantias para o seu futuro. A bolsa de valores é uma excelente opção de investimento.

A Bolsa

A crise de 2008 que culminou na queda das bolsas mundiais afetou significativamente o cenário de investimentos em ações. Observamos a recuperação desse cenário caótico e o retorno de investidores que encontraram na bolsa uma possibilidade de fazer o seu dinheiro render mais. Contudo, ainda existem alguns riscos nesse tipo de investimento.

Confiança em Excesso

Um dos principais fantasmas que assombram os investidores é a confiança em excesso. Em geral esse mal assola os investidores que acreditam entender profundamente do tema e não identificam possíveis problemas. Para esses investidores excessivamente confianças parece que não há a possibilidade de que o investimento dê errado e assim eles podem acabar cometendo erros que saltam aos olhos de quem analisa a situação com calma.

Dica – Mesmo que você conheça muito sobre o setor e a empresa específica em que deseja investir é bom jamais subestimar o poder do mercado. Dedique tempo e atenção para fazer as suas aplicações. Investidores que acham que sabem de tudo geralmente descobrem que não é bem assim quando os problemas começam a aparecer.

‘Maria Vai com as Outras’

Com certeza você já ouviu essa expressão que se refere a pessoas que apenas seguem a maioria. No universo das ações pode parecer muito promissor adquirir a ação que está em alta agora ou então entrar num IPO (Oferta Inicial de Ações) somente porque o mercado como um todo está entrando. No início a euforia pode te cegar e fazer pensar que esse é o melhor caminho, mas saiba que por mais sólida que a empresa seja e por mais que tenha um horizonte interessante a frente seguir os demais sem pensar não é uma boa ideia.

Nesse ponto entramos numa questão psicológica do ser humano, as pessoas preferem seguir o caminho escolhido pela maioria porque acreditam que se algo der errado todos ficarão na mesma situação. No entanto, o fato de ter outras milhares de pessoas na mesma situação ruim que você muda as suas dificuldades?

Podemos exemplificar essa situação com o caso das ações da Petrobras, uma das empresas mais sólidas do país e que era sinônimo de investimento rentável e tranquilo. Atualmente, com os escândalos de corrupção na empresa as suas ações estão desvalorizadas o que afetou diversos acionistas. Esse era um investimento do tipo ‘Maria vai com as outras”.

Acreditar que Basta Ter Habilidade Para Investir

Sabia que em grande parte o sucesso de um investimento depende do comportamento dos investidores e nem tanto de suas habilidades? Por exemplo, pode ser que um investidor tenha um fundo de investimento “mediano”, porém, com um bom comportamento (que significa fazer aplicações constantes, ter disciplina e atenção) pode ter resultados melhores que aqueles que tinham um fundo superior ao seu.

Tem ainda a situação em que um investidor passa toda a sua vida em busca de um investimento perfeito e com apenas um erro estraga tudo o que pelo trabalhou. Em todos os casos podemos observar a confiança em excesso é uma vilã. Sendo assim o que concluímos é que é mais válido ter um comportamento adequado ao invés de uma técnica apurada para ‘caçar’ o melhor investimento.

Pare e Pense

Apesar de já haver acontecido uma boa recuperação do mercado de ações desde a crise de 2008 ainda é importante se manter atento para possíveis mudanças. O mercado ainda está com tendências para subidas e descidas súbitas. Com toda essa volatilidade o melhor é tirar um tempo para pensar e ter certeza de que se deseja fazer um determinado tipo de investimento.

Cuidado Com Montagens de Carteiras de Investimentos

Quando se está chegando ao universo de investimento na bolsa é importante saber que mesmo as ferramentas que os analistas usam para formar as suas carteiras tem restrições. Também existem restrições na eficiência de questionários para definir qual é o perfil do investidor.

Atualmente, a teoria de portfólios é uma das mais usadas para definir as melhores projeções, contudo, não temos como prever o futuro, não é mesmo? Por exemplo, os analistas não conseguiram prever a crise de 2008. No ano anterior, 2007, eles acreditavam que a bolsa poderia oscilar um pouco, mas jamais cair tanto a ponto de culminar numa crise financeira.

Cenários e Educação Para Investir na Bolsa

Uma forma de evitar que o investidor caia em armadilhas é evitar que haja especulação e ter mais espaço para desenvolver as possibilidades. Quando um investidor consegue antever algo ruim a frente o seu impacto se torna bem menor quando acontece efetivamente. Contudo, se mostra necessário ainda que haja uma melhor educação do investidor para que ele consiga melhorar as suas previsões num mercado com tantas oscilações.

Investindo Racionalmente

Em teoria todos os investidores são racionais e irão buscar tomar as melhores decisões, no entanto, na prática não é bem assim, pois as pessoas cometem erros, tem emoções e se deixam influenciar pelo ambiente a sua volta. A primeira coisa que devemos compreender é que existem emoções envolvidas nesse processo e que as pessoas irão reagir de formas diferentes a perdas e ganhos. As emoções tem grande peso nas decisões financeiras.

Ruídos e Informações Desencontradas

Muitos investidores podem encontrar dificuldades em acertar nos seus investimentos por trabalhar com informações desencontradas e com ruídos. Uma pessoa é mais influenciada pelas notícias a que tem fácil acesso. Uma informação que seja mais frequente acaba se tornando um conhecimento absoluto para os investidores. Muitas vezes essas informações que recebem mais destaque não são as mais importantes ou corretas, mas são as que se sobressaem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bolsas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *