Estratégia Para Investimento Em Ações

Segundo o site do BM&FBovespa, há seis passos a ser seguido para se investir em ações em uma bolsa de valores. O primeiro deles é saber para o que o investidor fará com o capital investido. Isto é, para que se está investindo na bolsa? Para comprar um carro, um apartamento, financiar uma viagem? Esse será o destino do retorno do capital investido.

O segundo passo é saber como investir: se será diretamente em ações de uma ou mais empresas, se será através de clubes de investimentos, em fundos de investimentos em ações. O terceiro passo é escolher uma corretora para que ela possa auxiliar o investidor. Vale ressaltar que quem toma as decisões é o cliente e não a corretora, assim o sucesso ou fracasso de um investimento se deve  às ações do investidor.

O quarto e quinto passo dizem respeito a abrir uma conta junto a uma corretora e conhecer as taxas cobradas por elas para a administração de suas ações. Por último, trata-se da escolha das ações. Aqui, o diálogo com a corretora, o conhecimento sobre a(s) empresa(s) em que se pretende investir e seu perfil de investidor podem ditar o sucesso ou fracasso do investimento.

BM&F e Bovespa

Existente desde 1890 e após ser fechada no ano após, devido à política do encilhamento, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), com esta denominação, foi criada em 1967. Já em 1986, é criada a Bolsa Mercantil e de Futuros, o BM&F, atuando com derivativos.

Em maio de 2008, Bovespa e BM&F se integraram, formando a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuro, a maior da América Latina e uma das maiores bolsas do mundo em valor de mercado. Em 2010, foram 74,4 bilhões de reais captados na Nova Bolsa, como ficou conhecida desde a fusão entre Bovespa e BM&F.

Só em 2010 a Bolsa de Valores brasileira negociou mais de R$1 bilhão, principalmente no setor de petróleo, gás e biocombustíveis. Desde que as negociações eram escritas num quadro negro, em 1895, passando pelas negociações via telefone, aposentado em 2009, e sendo totalmente eletrônica as negociações, em 2010 a Bolsa investiu R$241,4 milhões em tecnologia. 

Gráfico Ibovespa

Um das maneiras de se acompanhar os processos e as cotações do Índice Bovespa, de alta dos papéis negociados, dos rendimentos, e das baixas nos valores de ações e performance das empresas que negociam na bolsa é através dos gráficos do Ibovespa, que são publicados diariamente quando existem negócios no Ibovespa, e que podem ser acessados em diversos sites pela internet.

E para quem tem de ficar de olho nos gráficos Ibovespa, uma boa dica é o Tradepar Gráfico Bovespa,  que é uma ferramenta que garante acesso aos gráficos e cotações diárias de todos os ativos da bolsa, incluindo índices, ações, fracionário, termo, opções e muito mais. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bolsas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *