Viajar ao exterior é sempre um momento incrível, pois vamos entrar num universo novo de experiências. Porém, é necessário estar com tudo muito bem organizado para que dê tudo certo e a diversão seja garantida. Um dos principais fatores é conhecer as moedas estrangeiras, ou seja, a moeda do país para o qual se pretende ir.
O conhecimento das moedas dos outros países facilita o processo de câmbio de moeda, pois no outro país precisaremos da moeda usada nele para efetuar o pagamento das compras e afins. A seguir vamos explicar um pouco sobre a conversão de moedas e falar um pouco sobre as moedas dos principais países do mundo.
O Câmbio das Moedas
Os viajantes devem saber que existe uma conversão de moeda que é destinada especificamente para quem vai viajar, o chamado modelo turismo. Um exemplo disso é o dólar turismo que tem um valor especial para os viajantes. A cotação é usada para emitir passagens aéreas, fazer transações de turismo no exterior bem como efetuar o pagamento de compras no cartão de crédito.
Dica
Para quem está organizando a sua viagem e quer ter uma ideia mais próxima do câmbio pode usar o site Yahoo Finance Currency Converter (http://finance.yahoo.com/currency-converter/#from=USD;to=EUR;amt=1). Nesse site você escolhe o país ou a moeda do país que deseja, inserir o valor e então converter. Além disso, o site ainda mostra alguns montantes como exemplo de conversão. Pode ser bem interessante para quem não entende muito de conversão.
Moedas e Países
De uma forma geral cada nação possui a sua moeda como o nosso país tem o Real como a sua moeda. Contudo, existem ainda algumas moedas utilizadas em macrorregiões do mundo como o Euro que é uma moeda única usada pelos países que fazem parte da União Europeia. O uso do Euro facilita as transações comerciais entre os países membros além da circulação dos europeus pelos diferentes países.
Países e Suas Moedas
Brasil – Real Brasileiro
A moeda oficial do Brasil é o Real que se estabeleceu depois de serem realizadas diversas trocas de moedas. O país já teve moedas com réis, passou para cruzeiro, então virou cruzeiro novo, seguiu para cruzado, então se tonou cruzado novo, retornou ao cruzeiro e o por fim foi cruzeiro real.
O Plano Real foi adotado no dia 1° de julho de 1994 junto com uma redução bem significativa das taxas de inflação que ajudou a fazer da moeda brasileira mais estável. A implantação desse sistema monetário se deu durante o governo do presidente Itamar Franco e foi comandada pelo ministro da Fazenda da época, Fernando Henrique Cardoso.
Fernando Henrique foi eleito presidente do Brasil deixando o ministério da Fazenda antes do lançamento do Real no dia 1° de julho quando o ministro da Fazenda era Rubens Ricupero. O Real conseguiu se estabelecer como a segunda moeda mais negociada na América Latina e a quarta mais negociada de todas as Américas.
Estados Unidos – Dólar Americano
A moeda oficial dos Estados Unidos é dólar que tem sua emissão feita pelo país e é utilizado em todo o mundo seja para reservas internacionais como para a circulação. O controle da sua emissão é feito pela Reserva Federal dos Estados Unidos.
União Europeia – Euro
O Euro (€) é a moeda utilizada por 19 dos 28 estados-membros da União Europeia. Os países que constituem a chamada zona Euro são Áustria, Letônia, Eslovênia, Grécia, Estônia, Alemanha, Luxemburgo, Portugal, Bélgica, Eslováquia, Irlanda, Itália, Finlândia, Chipre, Países Baixos, França, Lituânia, Espanha e Malta.
Essa moeda é utilizada também por instituições que fazem parte da União Europeia além de outros países europeus. O uso dessa moeda também se dá em territórios ultramarinos que fazem parte da União Europeia. Depois do dólar dos EUA, o Euro, é a segunda moeda de reserva, ou seja, a segunda moeda mais usada em transações no mundo.
Começo da Circulação do Euro
A nomenclatura de “Euro” começou a ser usada no dia 16 de dezembro de 1995. Ocorreu a introdução do euro nos mercados financeiros do mundo substituindo então a Unidade Monetária Europeia (ECU). A circulação das moedas e das notas de euro começou no dia 1° de janeiro de 2002.
Superando o Dólar
Nos dois primeiros anos de circulação do euro houve uma descida da sua cotação, contudo, passada essa fase voltou a ser transacionada a valores mais altos que o dólar chegando a um valor máximo de 1,6038 USD no dia 18 de julho de 2008. No final do ano de 2009 ocorreu uma crise da dívida pública da Zona Euro de maneira que foi criado o Fundo Europeu de Estabilização Financeira. Com isso foram realizadas diversas reformas e estabilização monetária.
Reino Unido – Libra Esterlina
Conhecida somente como libra, a libra esterlina é chamada de pound popularmente e de Pound Sterling no estilo formal. Trata-se da moeda usada oficialmente no Reino Unido desde o dia 15 de fevereiro de 1971. Com o uso do sistema decimal a sua divisão é feita em 100 pence que tem o seu singular como penny.
Antes desse sistema uma libra esterlina tinha o valor de 20 shillings (que tinha como valor 12 pence cada) passando então a 240 pence. O nome libra (pound) era usado para se referir a unidades monetárias de diversas partes da Europa e sua palavra tem origem no latim libra. Já esterlina (Sterling) é uma palavra derivada do francês mais antigo esterlin que significa algo que é duro e não pode ser destruído. A moeda era cunhada em ouro e por isso utiliza o ouro como padrão.
Emissão da Libra Esterlina
Um fato bem interessante sobre a libra esterlina é que ela tem sua emissão feita por mais de um banco, contudo, o padrão é um só. Os bancos da Escócia e da Inglaterra trabalham de maneira coordenada mesmo que o comando e controle de política econômica estejam a cargo somente do banco inglês. Como a libra esterlina utiliza o ouro como padrão é considerada a moeda de circulação mundial mais valorizada chegando até mesmo passar o dólar dos Estados Unidos e o Euro.
Quando falamos em moedas estrangeiras, é muito comum associarmos a ideia com a variação cambial, as oscilações do dólar, o fechamento do dia das cotações das diversas moedas utilizadas e em circulação por países em todo o mundo.
Mas existem cotações muitas vezes maiores que as cotações do dia do dólar, do euro e do real, que podem fazer uma única cédula valer alguns milhares de dólares.
Estamos falando da Numismática, que é o conjunto da história dos valores e da arte de colecionar moedas, cédulas, medalhas e condecorações, que movimentam um mercado de colecionadores e aficionados em todos os lugares do mundo.
As coleções deixaram de ser apenas um hobby para tomarem um lugar como vantajosas atividades comerciais, onde peças de acervos podem ser consideradas verdadeiras relíquias e tornarem-se objeto de desejo de colecionadores, fazendo seu valor significar um bom investimento.
Para quem quer iniciar neste fantástico mundo, a indicação é procurar associações ou lojas especializadas em Numismática, que podem fornecer dicas para os iniciantes adquirirem não só suas primeiras peças, como obras que tratem dos meandros da arte.