Fundos De Investimento

Fundos de investimento são formas de aplicação financeira nas quais o investidor obtém cotas de empresas (pessoas jurídicas) que atuam no mercado financeiro. Quem faz os investimentos em ações na bolsa de valores é a empresa financeira e o investidor simplesmente comprar cotas desta empresa para que ela possa realizar esses investimentos em ações na bolsa. Em troca, esta empresa recebe o dinheiro investido e o aplica em melhorias, expansões e desenvolvimento, como também para sanar dívidas com outras empresas.

O funcionamento é como um banco: o investidor adquire as cotas. Elas não são nada mais que um “pedaço” da dívida da empresa, com um valor fixo, e podem ser compradas por qualquer investidor. Uma vez adquirida essa cota, o investidor pode lucrar com ela caso a empresa apresente saldos positivos.

Há dois tipos básicos de fundos de investimento. Há os fundos de investimento de renda fixa (no qual o retorno do investimento pode ser mensurado no momento da aplicação) ou renda variável, na qual as oscilações do mercado financeiro determinam o ritmo da valorização das cotas e não é possível mensurar os ganhos com o investimento. Este é denominado como mercado de risco, já que o investidor está suscetível a diversas variáveis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *