Conceito e História da Teoria Monetária

A moeda é o principal instrumento do ser humano para realização de transações econômicas, pagar bens, serviços ou fatores de produção. Antes da sua existência, os homens faziam trocas de mercadorias através da política de escambo, onde a desigualdade estava intimamente ligada com a oferta e demanda da região, que quando misturadas com os conflitos geopolíticos, desvalorizava rapidamente qualquer tipo de produção.

A Segunda Guerra mundial foi crucial para que o padrão-ouro fosse extinto e a emissão de moeda conquistasse êxito, permanecendo como principal método monetário utilizado pelo mundo até os dias atuais. Conheça um pouco do conceito e da história da teoria monetária.

Um Pouco de História

Na época da política de escambo, as demandas da maioria certamente não eram atendidas. Imagine que mesmo se alguém possuísse centenas de litros de leite disponíveis era necessário ir atrás de outros indivíduos que criassem animais e vendesse carne, por exemplo.

O transporte dos bens era realizado de forma árdua e com pouca segurança, os assaltos eram constantes e normalmente culminavam em grandes quantidades de óbitos.

Transporte

A questão da proporção também merece ressalto, afinal, quantos litros de leite seriam necessários para comprar 1 kg de carne?

Com a evolução dos povos, alguns objetos agregaram maior valor de mercado por serem considerados escassos: Conchas marítimas, sal e metal, sendo o último o mais procurado tanto para fabricação de armas letais de guerra como por sua durabilidade, resistência e fácil divisão. Os reis das grandes nações cunharam os metais, originando a moeda metálica.

Moeda-Papel

As notas que correm atualmente no sistema monetário mundial são baseadas nas moedas-papel. O sistema era simples, os detentores de grandes remessas de metais depositavam as mesmas em casas especializadas e licenciadas pelo Estado, conquistando um certificado que comprovava o depósito. Este comprovante poderia ser utilizado para aquisição de outros bens por possuir reconhecimento oficial, além de estar lastrado.

Certificado

Os administradores destes órgãos que recebiam os metais eram chamados de ourives, cidadãos especializados no trabalho com prata e ouro. Quando estes perceberam que existia uma grande quantidade de ouro nas mãos, começaram a distribuir moeda-papel sem lastro, ou seja, sem fundo. Este foi o principal motivo da queda do modelo.

Papel-Moeda

Com o surgimento e a fortificação dos Estados nacionais surgiu o papel-moeda. Com a corrupção dos ourives o Estado começou a emitir o título lastreado em ouro.

Porém, este é um material extremamente escasso na natureza, principalmente com o fim da grande moda colonialista. Neste sentido, o metal passou a ser considerado um revés para a expansão econômica das nações e do comércio internacional regular. A oferta monetária começava a ficar limitada.

Moedas

Neste sentido, desde 1920 o padrão ouro foi deixando de lado, onde a emissão de moedas passou a seguir os critérios monetários de cada nação – não podendo ser lastreada por metais com valor.

Bretton Woods, julho de 1944

Na respectiva data, a Segunda Grande Guerra já demonstrava o lado dos aliados como vencedor. Foram reunidos líderes de 44 países com o intuito de discutir o restabelecimento das economias: japonesa e europeia. Porém, o encontro se transformou em uma discussão de como a nova e grande potência, os Estados Unidos, comandaria o mundo.

Porém, com o restabelecimento das economias citadas acima, mais a emancipação dos países periféricos se transformando em entidades econômicas independentes e confiáveis, o acordo Bretton Wods começou a demonstrar sua fragilidade. Em meados da década de 1960 começaram a surgir crises cíclicas na economia mundial. Com mais de dez anos de intensa discussão, o trato foi desfeito em 1971, pelo presidente Richard Nixon.

A partir de então a conversão de ouro para dólares passou a ser proibida. Os governos começaram a confiscar veementemente o metal valioso ilegal, sendo que a grande quantidade americana foi guardada no Fort Knox, Kentucky.

Os países que possuíam dólares acumulados foram obrigados a guardá-los ou vendê-los no mercado livre, normalmente com prejuízo. No ano de 1973, todas as grandes nações independentes já tinham desistido da fixação de moeda em ouro, explicitando que a flutuação cambial havia finalmente dominado o padrão monetário mundial.

Funções da Moeda na Atualidade:

– Instrumento para troca.

– Padrão de medida para um denominador comum monetário.

– Liquidez imediata representada por reserva de valor aceita oficialmente.

Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Moedas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *