Como Funciona?
Se você pensa em comprar um carro através de um leilão, mas não sabe como funciona, lhe daremos algumas dicas para adquirir esse bem com segurança e facilidade. Em primeiro lugar saiba de antemão que você não estará comprando um carro ou moto que tenham a um histórico limpo, livre de antigos proprietários ou possíveis probleminhas. Um carro zero só vai a leilão quando um financiamento não é totalmente quitado e algumas medidas de transferência deverão ser feitas, mesmo o produto sendo novo. Outros casos de carros que vão a leilão já possuem uma trajetória mais complicada e devem ser escolhidos com cuidado. Um caso comum de venda por leilão é quando o veiculo foi furtado ou sinistro, e são recuperados pela seguradora. Outro exemplo, são carros ou motos que as firmas precisam se desfazer quando as mesmas entram em falência. Também podemos citar os leilões feitos pelas firmas que pretendem apenas se desfazer de sua frota de veículos em uso, para renová-los.
Os leilões ocorrem em forma de lote, ou são loteados por assim dizer, esses lotes podem conter outros bens ofertados incluindo os veículos. Esses lotes são oferecidos em seqüência e o comprador pode dar seu lance. Ganha quem der o lance mais alto, com maior quantia em dinheiro em relação aos outros compradores. Assim que esse lote for arrematada(comprado), o comprador deve assinar um comprovante ( boleto) e pagar ao leiloeiro 35% do valor da compra , através de um cheque nominal. Desses 35% , 5% são do leiloeiro e 30% para pagar o veiculo, e no caso de querer comprar mais de um lote, o comprador deve dar um cheque em branco. Somente no final do leilão o cheque em branco deve ser preenchido com a soma de todos os lotes adquiridos.
Como Visitar um Lote e Analisar o Veiculo
Para visitar os lotes, os compradores devem ficar atentos aos anúncios publicados em jornais, avisando da realização do leilão. Esses anúncios saem um dia antes do leilão acontecer e nesse mesmo dia ocorrem às visitas. Normalmente os veículos ficam expostos no pátio do leilão das 8 as 17horas. Durante a visita é importante que o comprador leia os catálogos de leilões dispostos no local para compreender mais sobre o evento e suas cláusulas, normas e condições de compra. E no caso da visita não ocorrer no pátio onde vai ser feito o leilão, essa informação estará relatada no anuncio do jornal ou site do leilão. É comum também os sites de leilões oferecerem notícias por e-mail para os cadastrados ficarem informados sobre os dias dos leilões. Então fique atento há esses dias e sempre procure conversar com outros compradores a respeito do leilão que você irá participar. A experiência de outras pessoas pode ajudar muito nessa hora.