O DETRAN – Departamento Nacional de Trânsito – é o órgão responsável pela organização e regulamentação de leilões de veículos apreendidos pelos estados, por quaisquer motivos que requeiram esta prática.
Existem muitas vantagens em se comprar um automóvel desta maneira, a principal delas sendo que os valores que os veículos alcançam nestes leilões são, em geral, baixos, podendo chegar a até um décimo do valor comum de mercado que atingiriam se fossem comprados de maneira tradicional. Qualquer pessoa física pode comprar veículos em um leilão do DETRAN, desde que não seja funcionário deste órgão público, já que esta prática é proibida por Lei.
Para adquirir um veículo em um leilão do DETRAN, basta comparecer ao lugar onde o leilão acontecerá, na data e hora marcadas pelo DETRAN, ou então participar do leilão por um dos sites de leilões disponíveis e vinculados ao DETRAN, e decidir o que quer levar.
Para conhecer melhor os artigos que serão leiloados, o DETRAN permite que os interessados visitem os pátios do Departamento Nacional de Trânsito do estado onde o leilão acontecerá, e verifiquem a qualidade e estado de cada carro, para que, na hora da compra, a pessoa interessada saiba o que está, de fato, levando.
Além disso, caso haja uma impossibilidade para se ver o veículo no pátio de depósito, no site do DETRAN, juntamente com a lista de leilões a serem realizados, há fotos – embora não sejam detalhadas – e também uma breve descrição dos veículos que estarão à venda no leilão, para que os interessados possam se inteirar das possibilidades de antemão.
Na hora da compra, para garantir o direito de adquirir o veículo, o interessado deverá pagar 20% do valor total do carro a ser comprado, além de uma taxa administrativa, que varia de R$170,00 reais a R$270,00 reais, e que pode variar, de estado para estado. No caso de compra pela internet, o site irá oferecer a opção de pagamento online por boleto bancário, a ser pago em até dois dias úteis – caso o boleto não seja pago, o nome do comprador fica em uma lista que é banida dos futuros leilões por um prazo de até dois anos.
Depois de fechada a transação, o veículo pode levar até 90 dias para poder ser retirado do depósito, em virtude de ter que ser colocado completamente em dia antes de ser liberado, e isso pode envolver resolver questões pendentes com diversos órgãos públicos.
Apesar destes detalhes burocráticos, para aqueles que não têm necessidade imediata de um carro, investir em um leilão do DETRAN de seu estado é uma boa opção para adquirir um veículo barato e de possível boa qualidade. Informe-se sobre mais detalhes acessando o site do DETRAN de seu estado.