Como Ser Investidor Individual?

Existem pensadores que apontam vantagens incomparáveis aos fundos e investimentos de grandes grupos de ações. Porém, também há teóricos que apontam os benefícios de ser pequeno investidor individual em termos de autonomia no mercado.

Mesmo com pouco capital em jogo os investidores individuais tem a vantagem de tomar as decisões de acordo com a própria mente, sem a interferência de outros acionistas. Por vezes esse ponto em si representa positividade que supera as dificuldades que existem no caminho solo.

Dicas Rápidas para Ser Investidor Individual

01. Escolha a campo ideal para investir. Existem diversas modalidades, tais como ações de empresas, título da dívida pública e bancários, mercado imobiliário, franquias, entre outros. Selecione aquela na qual existem maior segurança.

02. Procure diversificar. Não coloque todo o dinheiro apenas em um setor, porque caso exista alguma crise se pode perder grande parte da quantia no curto espaço de tempo.

03-Caso não seja especialista se faz necessário consultar ajuda de profissionais especializados tanto para ler o contrato e confirmar se tudo o que foi acordado de modo verbal está no papel como também para conceder conselhos para investir. Investimentos na Bolsa requer agente de confiança para fazer vendas e compras no horário correto sem sobre faturar a conta dos clientes ou agir de acordo com os próprios interesses.

04-Tome o máximo de cuidado para não receber os frequentes golpes que existem no mercado. Como não existe equipe para verificar múltiplos aspectos, a atenção deve ficar ressaltada nas análises do investidor individual.

05-Aproveite para tomar decisões contra a maré. Por exemplo, invista na compra de ações que estão na baixa para ganhar valorização no futuro, algo que quase nenhum grande grupo faz aos clientes, visto que a regra da modalidade está em não correr risco.

06-Fique de olho às governanças administrativas que interferem de modo direto no preço dos títulos de ações.

Vantagens do Investidor Individual

Especialistas apontam que a maioria dos gestores não consegue obter desempenho médio ou alto. Parte da crítica acontece porque as decisões servem para agradar a massa. Ou seja, realizam administração popular que se direciona para o público massa.

Investidores também podem tomar decisões para agir contra a maré e ao mesmo tempo não precisar dar satisfação a ninguém. Não se faz necessário esperar a maioria decidir para comprar ações durante a crise, esperar valorizar após certo tempo contar com expectativas de lucro acima da média.

Investir em Empresa de Modo Individual

Quem deseja investir em empresa precisa trabalhar pelo menos de modo autônomo e contar com um emprego, além de ter o nome responsável por fazer a contabilidade de modo oficial aos olhos da lei. A regra oficial aponta que o negócio não pode ultrapassar a casa dos sessenta mil reais por ano.

Necessário levar em conta que empreendedores individuais necessitam pagar cinco por cento ao mês para a previdência social, além de um real de ICMS (comerciantes e indústrias), ao passo que quem emprega no ramo de serviços necessita desembolsar cinco reais de ISS (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza).

Números e Evidências

Ao todo foram 550 mil investidores do tipo pessoa física com cadastros no Bovespa, em 2008 contra 542 mil no ano passado, valor que aumenta mesmo no ápice das crises econômicas ao redor do mundo. No mês de maio a Bolsa atingiu pico de 486 mil investidores. O valor aumentou e por consequência reascendeu discussões sobre investimentos de ações em terras nacionais.

Em dezembro de 2008 os trabalhos dos investidores individuais no varejo aumentaram 34% das operações que foram realizadas no mês de novembro do mesmo ano, número que coloca a dianteira das negociações na Bovespa.

Famosos por negociarem mais também por conta da força de moeda os estrangeiros ficaram com quase 33,5% dos investimentos, seguidos por investidores institucionais (23,8%).

Oportunidades dos Mercados na Baixa

Existem investidores individuais que chegam a torcer para acontecer desempenho baixo ou queda nas Bolsas de Valores. Isso acontece porque injetam dinheiro máximo em empresas que possuem chances de crescer e ao mesmo tempo ampliam as chances de conquistar valorizações extraordinárias em curto, médio ou longo prazo.

A Bovespa apresentou resultados negativos em 2008, quando investidores aproveitaram para fazer crescer as posições ou entrar de modo definitivo no mercado de ações e aproveitar a maré.

Especialistas concordam entre si ao dizer que as grandes oportunidades para investir na renda variável estão em adquirir na hora correta. Não se pode ignorar o fato de que momentos de tensão trazem emoções fortes apenas controladas por verdadeiros líderes que conhecem o mercado de modo profundo e possuem a certeza de que vai acontecer recuperação e econômica e por consequência valorizar o dinheiro, cedo ou tarde.

Por esse motivo se faz necessário observar o ritmo das governanças corporativas de companhias do próprio interesse, bem como a opinião de críticos da imprensa ou outros investidores que acompanham os fatos e as decisões dos executivos. Caso seja possível não perca a oportunidade de participar das assembleias e ao mesmo tempo manter contato com representantes da empresa.

Aplicar as Ações e se Comprometer com Recursos ao Longo Prazo

Parte das pessoas que entraram com investimentos na Bolsa de Valores no ano de 2002 conseguiram manter resultados positivos mesmo com a queda de 40% da média dos papeis que aconteceram entre 2007 e 2008 por causa da crise na economia mundial. O lucro teve dependência das escolhas de empresas com evolução ocorrida em dada forma ou consistência.

A mensagem surge de maneira constante: Nos casos da renda variável são usados recursos de finanças que não comprometem ao curto prazo de modo que as oscilações podem sofrer sem que aconteça pânico ou tentativas de resgate.

Tenha em mente de que o dinheiro reservado para comprar o carro deve estar quieto e não dentro dos riscos que existem no mercado de ações. Por outro lado pode representar notícia interessante a investir no sistema acionário caso exista a estimativa de fazer o saque apenas durante a aposentadoria.

De fato, com pouco capital em jogo os investidores individuais tem a vantagem de tomar as decisões de acordo com a própria interpretação, sem a interferência de outros acionistas. Por vezes esse ponto em si representa ponto positivo que supera as diversidades.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *