Como fazer Investimentos? Títulos do Tesouro e BOVESPA

O COPOM (Comitê de Política Monetária) órgão ligado ao Banco Central, fixa a chamada taxa Selic, ou taxa de juros. Este índice, além de regulamentar os preços de produtos e bens consumidos a prazo, representa elemento indispensável para taxar operações entre bancos, investidores e poder público. Produtos que tenham renda fixa também elevam seus valores com aumento de juro, casos dos títulos públicos compostos no quadro de Tesouro Direto.

A BOVESPA representa a principal bolsa de valores do Brasil. Investidores possuem diversas opções para iniciar os investimentos dentro dela. O principal índice, intitulado de IBOVESPA, é medido por pontos que representa os crescimentos de principais empresas em segmentos distintos.

Entre 2006 e 2007, em meados da crise mundial, a BOVESPA negociou de um trilhão de reais, chegando pela primeira vez na casa dos trilhões e evidenciando que brasileiros e estrangeiros confiam mais nos respectivo investimento. Neste artigo, aprenda como investir nos títulos do tesouro e na bolsa de valores, duas formas diferentes consideradas indispensáveis no sistema financeiro vigente.

Emissões de Títulos

Títulos públicos federais servem para arrecadar renda fixa e destinar ao financiamento do déficit orçamentário e refinanciamento da dívida público. Autoridades podem pegar parte do montante arrecadado para investir em operações com fins especificados por lei. No Brasil, há duas autoridades máximas envolvidas no processo de emissões destes títulos: Tesouro Nacional e Banco Central.

Tesouro Nacional: Responsabilidade de gerir dívida pública federal dentro e fora do país. Títulos emitidos com cunho fiscal.

Banco Central (BC): Opera os títulos federais realizando compras e vendas no mercado secundário. Títulos de caráter monetário.

Valores: Mínimo e Máximo

Não há valores mínimos para começar o investimento. É necessário comprar pelo menos 0,2 do título, se equivalendo a uma fração do conjunto. No entanto, atualmente este valor está por volta de R$ 180 mensais. o valor máximo permitido de R$ 400 mil. Interessados podem acessar os simuladores oficiais que o Tesouro disponibiliza de graça na internet. Basta realiza acesso, cadastrar e-mail, receber código para adentrar e confirmar os dados para investigar valores relacionados com rentabilidade.

Riscos no Investimento

De forma pragmática, comprar um título público significa, sobretudo, emprestar dinheiro para o governo. Investimentos com baixos riscos aos investidores. Frequentemente líderes antiamericanos compram parcelas somente para mostrar ao mundo que estão fazendo empréstimos para a terra do Tio Sam. Países podem quebrar ou dar calote, embora esta opção seja remota na contemporaneidade. Os argentinos pagam até hoje pelo calote do crédito internacional feito no passado.

Liquidez: Ocorre quando compradores não respeitam os boatos e tentam vender títulos quebrados depois da escassez de compradores. Risco considerado quase impossível no país, levando em conta que governantes recompram seus títulos em cada semana, mesmo esta não representando obrigação exigida por lei.

Crédito: Ocorre quando governo assume o risco e aplica calor na dívida externa, acabando com toda a confiança mundial nestas épocas nas quais mercados globalizados estão cada vez mais unidos na esfera internacional.

Operacional: Podem ocorrer fraudes dentro do sistema de negociação realizadas pelos agentes. Todavia, o mal entendido é resolvido em poucos momentos uma vez que as transações são registradas mediante exigência de âmbito federal.

Mercado: Risco com maior porcentagem de ocorrer, assim como as demais aplicações de rentabilidade conservadora no mercado. Investidores podem perder ou obter retorno abaixo das expectativas devido às variações mercadológicas.

Investimento na BOVESPA

Bovespa é a Bolsa de Valores de São Paulo. Nela estão correntes as ações mais valiosas, não somente do Brasil, como de todo continente americano. O investidor não pensa duas vezes na hora de investir em ações brasileiras, procura logo a Bovespa e começa a gerar lucratividade a partir de compras e vendas de títulos acionários. Considerando que São Paulo representa a espinha dorsal do PIB nacional, a Bovespa representa a principal bolsa de valores do país. Conheça como investir nas ações dessa bolsa.

Definição: Na bolsa de valores, as empresas podem captar inúmeros tipos de financiamentos, normalmente concedidos através de emissão dos valores financeiros em títulos. Na Bovespa, os títulos são vendidos ou comprados e normalmente quem busca a bolsa está interessado em arrecadar rentabilidade.

A renda das ações normalmente está ligada ao prazo e risco das movimentações mercadológicas. Quem investe em curto prazo possui menos chances de perder o dinheiro, conseguindo rendê-lo. No entanto, investimentos dos gêneros normalmente estão interligados com renda pequena.

Por outro lado, quem quer ganhar muito dinheiro na bolsa de valores, normalmente deve esperar ao longo prazo as movimentações de grandes ações. Todavia, saber o momento exato de tirar a quantia representa aspecto fundamental neste âmbito de discussão.

Existem duas formas de mercados indispensáveis. No primário, existe a incumbência da emissão, que normalmente é executada por bancos, corretoras ou outras instituições financeiras do gênero. Já o mercado secundário ambiciona, acima de tudo, dar finalidade para a liquidez gerada pelo primário.

As ações que valem mais são disputadas com mais estresses pelos investidores na hora do pregão. Algumas vezes podem acontecer supremas movimentações no período noturno, como quando o pregão normal está fechado e o After Market (pregão do período noturno) fica a todo vapor. Lembre-se que ações representam as formas de negociações mais importantes da Bovespa, estando acima mesmo dos ativos financeiros, metais, outro, entre outros bens.

Necessidade da Informação para Fazer o Investimento Ideal!

A informação representa moeda mais valiosa dentro da nova economia. Importante para o marketing no intuito de divulgar informações e aumentar as venda, também simboliza aspecto fundamental quando o assunto é investimento de ações na Bovespa ou em qualquer outra grande bolsa de valores no mundo.

Apesar de matemáticos realizarem esquemas faraônicos no campo da econometria, de certa forma existe o aspecto da sorte. Quem possui informações sobre uma empresa pequena que está prestes a assinar um contrato milionário e pode investir milhões nas ações. No entanto, se por ventura algum motivo estragar as negociações e o contrato for cancelado, com certeza o investidor vai perder bastante dinheiro, devido ao desempenho dos pontos percentuais das ações.

Para Chegar ao Mercado Acionário Existem as Seguintes Opções

  • Clube de investimentos
  • Fundo de ações
  • Operações diretas

Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *