Abertura De Capital

Quando uma empresa quer se expandir, realizar projetos e diversificar seus negócios, ela pode buscar o financiamento necessário no público. Ou seja, ela se abre para o recebimento de investimentos de pessoas de fora da empresa. No entanto, para isso é necessário que a empresa dê alguma garantia de retorno ao investimento de cada investidor. Isto é feito através da abertura de capital, seja lançando cotas de debêntures (títulos da empresa baseado nos seus ativos) ou com ações em bolsas de valores.

Abertura De Capital

Abertura De Capital

As vantagens de abertura de capital vão desde uma ampliação, como captação de recursos financeiros, liquidez patrimonial (através dos acionistas, que é quem detém ações de uma empresa e passa a ter poder de decisão sobre ela, segundo políticas internas), até maiores chances de investimentos (obtidos através dos acionistas e de seu poder de negociação), maior exposição da imagem da empresa no mercado, entre outras.

Para abrir seu capital, a empresa necessita requerer o registro da empresa como companhia aberta. Assim, seus títulos poderão ser negociados em bolsas de valores ou mercados de balcão. Ainda é preciso pedir o registro e autorização para distribuição de valores mobiliários. No entanto, para chegar neste estágio, é preciso realizar diversas etapas burocráticas e, por fim, se registrar na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), do governo federal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Financiamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *