Os Empréstimos
Atualmente a procura por empréstimos tem se tornado muito grande devido às inúmeras facilidades e as prestações que se perdem de vista e atraem devido à concessão de crédito e liberação do dinheiro para realização de compra de algum produto muito desejado ou até mesmo para questões de urgência e que tenham prioridade na vida familiar.
Muitas financiadoras facilitam a obtenção de crédito para aposentados, pensionistas e servidores públicos. Nem por isso não existe burocracia, a exigência é grande, porém ainda é mais amena do que em outras transações para empréstimos. Para os trabalhadores com carteira assinada e sem restrições, o empréstimo se torna mais fácil e mais rápido. Mas, e para os trabalhadores autônomos? Será que a concessão de crédito existe e tem tantas facilidades quanto à dos trabalhadores com carteira assinada.
Os trabalhadores autônomos
Muitas pessoas atualmente trabalham por conta própria e enfrentam muitas dificuldades na hora de transações que necessitam de comprovação de renda. Os chamados trabalhadores autônomos diferentemente dos trabalhadores registrados não possuem a carteira assinada pelo empregador e nem o holerite que comprova o recebimento de salário todo o mês.
Os trabalhadores autônomos têm as mais diversas ocupações e trabalham por conta própria e eles são seus próprios patrões, como os taxistas, cabeleireiros, manicures, pedreiros, pintores, dentre muitos outros. Assim a dificuldade em concessão de créditos no mercado financeiro é mais complicada.
Mas dependendo das condições em que o autônomo se enquadra a concessão se torna possível. Existem empresas que concedem empréstimos aos trabalhadores autônomos, porém com algumas condições. E para quem recorre ao empréstimo é preciso muita cautela para que não haja engano e nem ilegalidade.
Condições de empréstimos para autônomos
Para que o trabalhador autônomo consiga um empréstimo, a financiadora exige algumas comprovações.
Primeiramente é preciso ter o nome “limpo”, ou seja, sem restrições, não estar incluído no SPC/SERASA. Outra exigência é que o trabalhador autônomo apresente o PRÓ-LABORE, expressão em latim que significa pelo trabalho ou o DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) que são documentos que comprovam a renda do trabalhador autônomo feita por um contador credenciado, nos quais constam os dados do autônomo e sua renda mensal e anual e qual tipo de serviço ele executa.
Dependendo do caso, o trabalhador autônomo ainda deverá apresentar à financeira a sua última declaração de renda ou até pode ser solicitado o extrato bancário dos últimos três meses. Assim, o trabalhador autônomo tem que estar preparado para as exigências que a financeira impõe a ele e deve se enquadrar nas condições exigidas para que dessa maneira o crédito seja concedido e ele possa ter o dinheiro solicitado.
Muitas vezes é preciso que possua conta corrente por no mínimo seis meses e trabalhe com cheque. O ideal é que se avalie bem a procedência financeira para que se possa obter um crédito seguro.
Por: Renata Reis
eu sou autunomo preciso de 3.500.00 para termina de montar minha padaria obrigado